Economia

CARRO: O Punto 2011 ganha uma nova versão intermediária e troca o 8V pelo 16V em busca de autonomia e prazer ao dirigir

postado em 15/07/2010 07:00
Curitiba ; O lançamento dos motores E.torQ na recém-inaugurada fábrica de Campo Largo também serviu para que a Fiat apresentasse os novos modelos do Punto 2011 equipados com esse propulsor. Com novos nomes ; Attractive, Essence e Sporting ;, dois tipos de câmbio e substituição dos 8V pelo 16V, o sporthatch só não sofreu modificações no exterior. Ganhou ainda a versão 1.6 16V com 117cv ; uma intermediária entre os motores 1.4 e 1.8 e câmbio automatizado Dualogic nos modelos Essence 1.8 e Sporting 1.8, também 16V.



Com o novo motor, a Fiat promete elevado torque a baixas rotações. O modelo 1.6 16V, por exemplo, tem 117cv de potência a 5,5 mil giros e torque máximo de 16,8kgfm a 4,5 mil giros, se abastecido com etanol ; ou 18,4kgfm, a gasolina. Isso significa que 81% da força máxima é alcançada a 1,5 mil giros, o que garante rápidas acelerações e tranquilidade nas ultrapassagens. Tanta potência, de acordo com a montadora, é devida ao reduzido peso de peças móveis e também ao uso de componentes novos e diferentes dos motores anteriores.

A antiga versão ELX 1.4, rebatizada de Attractive, é a opção de entrada da linha. Com um motor de 85cv, o carro traz entre os itens de série um computador de bordo com seis funções, direção hidráulica, alerta de limite de velocidade e vidros elétricos. Por mais R$ 1,2 mil, o cliente pode adquirir o kit conforto e ganhar ar-condicionado e parabrisa degradê. Apesar de ser um modelo acessível, a versão pode estar fadada também a encalhar no pátio da montadora: é que o Essence 1.6 16V, que já vem equipado com esses opcionais, além de apresentar um motor mais potente, pode ser adquirido por apenas R$ 4,9 mil a mais e se torna uma opção bem mais atraente.

Quanto ao design, os modelos continuam idênticos aos criados por Giorgetto Giugiaro em 2007. Com exceção das rodas e calotas, que ganharam desenhos exclusivos. Os faróis de máscara negra, minissaias laterais e frisos no teto na cor do veículo ; de série no modelo 1.8 16V ; podem ainda deixar o carro mais esportivo. Por dentro, o Punto ganhou mais segurança e modernidade. O modelos podem vir equipados com o sistema High Safety Drive, que possui ABS e airbag duplo. O quadro de instrumentos das novas versões agora são iluminados com LEDs brancos e os tecidos dos bancos ganharam mais requinte e opções para compor o visual. Cintos de segurança vermelhos, rádio CD MP3 integrado e volante em couro com comandos de rádio ; itens opcionais no modelo Essence 1.6 16V ; completam o interior do veículo.

O câmbio Dualogic do Punto 2011 chega para fazer frente ao VW Polo 1.6, com o i-Motion, e ao Citr;en C3, que também pode estar equipado com câmbio automático. O Dualogic é oferecido a partir da versão Essence 1.8 16V, enquanto que na concorrência os câmbios automatizado e automático aparecem apenas em versões 1.6. O Punto mais barato sai por R$ 48.780, enquanto que o Polo 1.6 16V custa R$ 45.990 e o C3 1.6 GLX a partir de R$ 46.020.

O modelo top de linha T-Jet continua no mercado. Equipado com motor turbinado 1.4 de 152cv de potência, o carro traz ainda mais itens exclusivos de série, como freio a disco nas quatro rodas, bancos esportivos, minissaias laterais na cor preta, ponteira de escapamento esportiva, piloto automático e sistema Blu, que inclui volante em couro e comandos de Bluetooth.

Na pista
O que reinou durante as seis voltas de teste no Autódromo Internacional de Curitiba foram a valentia e o silêncio do novo Punto. A nova versão 1.6 mostrou que deve ser o queridinho dos consumidores por apresentar uma performance superior em curvas e ultrapassagens em relação ao 1.4, ; devido, claro, à maior potência do motor. E, ainda, por possuir alguns itens de série a mais e uma grande quantidade de opcionais, que deixam o carro com um toque mais esportivo. O consumo no Autódromo foi abaixo do sugerido pelo Fiat, principalmente pela velocidade acima da média nas pistas: chegou a 6km/l. A montadora diz que em ciclo urbano o motor 1.6 faz 12km/l a gasolina e 8,1km/l a etanol. Na estrada, o consumo é de 16,1km/l com gasolina e 10,8km/l, etanol.

As versões com motor E.torQ(1) 1.8 16V continuam sendo a melhor opção para quem exige do carro mais potência e não se preocupa com o consumo. O que chamou atenção nesse modelo foi o sistema de segurança. Curvas em alta velocidade foram auxiliadas pelo sistema de estabilidade. Apesar de mais potente, o carro apresentou o mesmo silêncio que o motor anterior. Em ciclo urbano, o 1.8 faz 11,8km/l se abastecido com gasolina e 7,8km/l a etanol. Na estrada, a montadora diz que o carro pode fazer até 15,9km/l e 10,6km/l, com gasolina e álcool, respectivamente.

Levar a família para uma viagem longa não é aconselhável para quem possui filhos com estatura acima de 1,7m. O espaço no banco de trás é tão apertado que fica impossível viajar com conforto. O porta-malas até ajuda com consideráveis 280l, mas mesmo assim não é um carro indicado para sair com a parentada.

1 - Os quatro ;E;
Engenharia, energia, ecologia e emoção são as quatro palavras-chaves usadas pela Fiat Powertrain Technologies ; braço da montadora ; para definir os novos motores. Engenharia para privilegiar o torque em baixas rotações e a redução do consumo de combustível. A energia é expressa pelo desempenho do motor. A ecologia privilegia a redução de consumo e de emissão de poluentes em torno de 5%. E a emoção, de acordo com a Fiat, é pelo silencioso e maciez do carro e ao prazer de dirigir um veículo potente. O próximo carro equipado com o E.torQ será o Dobló 1.8 16V.

NOVA FÁBRICA
; Após a compra da Chrysler pela Fiat, a Tritec Motors ; unidade de fabricação de motores em Campo Largo (PR) ; foi desativada. Em 2008, a montadora italiana começou a revitalização do espaço e em 2010 reinaugurou o local. Desde fevereiro, eles passam a produzir os motores E.torQ. Hoje, a fábrica produz 330 mil propulsores e daqui a dois anos vai chegar a 400 mil. A fábrica emprega 500 funcionários diretos e gera 2.500 empregos indiretos. O investimento foi de R$ 250 milhões.

O jornalista viajou a convite da Fiat

Modelos e preços

Attractive 1.4 - R$ 39.290
Essence 1.6 16V - R$ 44.190
Essence 1.8 16V - R$ 46.250
Essence 1.8 16V Dualogic - R$ 48.780
Sporting 1.8 16V - R$ 51.280
Sporting 1.8 16 V Dualogic - R$ 53.730
T-Jet - R$ 64.670

Ficha
ATTRACTIVE 1.4


Motor
Posição: transversal, dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 72,0 x 84,0 mm
Cilindrada total: 1.368 cm;
Taxa de compressão: 10,35:1
Potência máxima (ABNT)/regime: 85 cv / 5.750 rpm (gasolina) e 86 cv / 5.750 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT) / regime: 12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina) e 12,5 Kgfm / 3.500 rpm (etanol)
N; de válvulas por cilindro: 2
Eixo de comando de válvulas: um no cabeçote

Ignição
Tipo: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação: Combustível Gasolina/Etanol
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli, multiponto, sequencial
Câmbio
Número de marchas: 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão
1; ; 4,237
2; - 2,238
3; - 1,444
4; - 1,029
5; - 0,838
Ré - 3,909
Relação de transmissão: 4,400 do diferencial
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
Sistema de freios: De serviço Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)
Dianteiro: a disco ventilado (; de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: a tambor (; de 203 mm) com sapata autocentrante e
regulagem automática de jogo: Suspensão dianteira
Tipo: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Suspensão traseira
Tipo: Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal
Direção
Tipo: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,9 m
Rodas
Aro: 6,0JX15;
Pneus: 195/60 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A): 1101 Kg
Capacidade de Carga: 400 Kg
Carga máxima rebocável: 400 Kg

Desempenho
Velocidade máxima: 162 km/h (gasolina) / 163 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 13,8 s (gasolina) / 13,6 s (etanol)
Consumo(NBR 7024)
Ciclo urbano: 12,9 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 16,8 km/l (gasolina) / 12,4 km/l (etanol)
Essence 1.6
Motor
Posição: Transversal, dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 77,0 x 85,8 mm
Cilindrada total: 1.598,0 cm;
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT) /regime: 115 cv / 5.500 rpm (gasolina) e 117 cv / 5.500 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT) / regime: 16,2 Kgfm / 4.500 rpm (gasolina) e 16,8 Kgfm / 4.500 rpm (etanol)
N; de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: Um no cabeçote
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistemade injeção
Alimentação: Combustível Gasolina/Etanol
Injeção Eletrônica: Magneti Marelli, multiponto, sequencial
Câmbio
Número de marchas
5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão
1; ; 3,909
2; - 2,238
3; - 1,444
4; - 1,029
5; - 0,838
Ré - 3,909
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
Sistema de freios de serviço: Hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)
Dianteiro: disco ventilado (; de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: tambor (; de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão dianteira
Tipo: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora
Amortecedores: hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola Helicoidal
Suspensão traseira: Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Direção
Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,9 m

Rodas
Aro: 6,0JX15;
Pneus: 195/60 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A): 1170 Kg
Capacidade de Carga: 400 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio): 400 Kg

Desempenho
Velocidade máxima: 180 km/h (gasolina) / 182 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 10,7 s (gasolina) / 10,5 s (etanol)
Consumo(NBR 7024)
Ciclo urbano
12,0 km/l (gasolina) / 8,1 km/l (etanol)
Ciclo estrada
16,1 km/l (gasolina) / 10,8 km/l (etanol)

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