Economia

Selic não é definida previamente, garante Meirelles

postado em 15/07/2010 11:40
Brasília - O Banco Central (BC) leva em conta todos os dados conhecidos até data da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para tomar a decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. A afirmação foi feita pelo presidente do BC, Henrique Meirelles, após participar de palestra para os servidores da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, fechada à imprensa.

Meirelles foi indagado sobre a estabilidade da atividade econômica observada em maio (em relação a abril deste ano), segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta quinta-feira (14/7). A estabilidade veio depois de 16 meses seguidos de crescimento. ;É por isso que sempre temos deixado claro que as decisões do Copom não são tomadas previamente. São tomadas na data da reunião. Exatamente para incorporar todos os dados divulgados até a data da reunião;, disse Meirelles.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 20 e 21 deste mês. O mercado financeiro espera por uma elevação de 0,75 ponto percentual na Selic, que atualmente está em 10,25% ao ano. O BC aumenta os juros básicos para controlar a inflação, em ambiente de aquecimento da economia.

[SAIBAMAIS]Meirelles disse ainda que a palestra para os servidores da SAE teve o objetivo de avaliar a evolução da economia brasileira nos últimos anos. Para Meirelles, a política de criação de emprego, o aumento de investimentos, o crescimento sustentado, a expansão da arrecadação pública e as políticas sociais permitiram ao Brasil criar um mercado doméstico robusto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação