Economia

Geração de empregos passa por acomodação, apesar do recorde histórico no semestre

postado em 15/07/2010 14:14
Brasília ; Os números sobre novos postos de trabalho em junho deste ano, menores do que os registrados em maio de 2010 e em junho do ano passado, não significam, para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, uma desaceleração, mas sim, acomodação do mercado. A afirmação foi feita durante a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de junho.

A abertura de 212.952 mil empregos com carteira assinada em junho, de acordo com o Caged, representa o segundo melhor resultado da série histórica para o mês, abaixo apenas do registrado em junho de 2008, quando foram criadas mais de 309 mil vagas. Em maio deste ano, foram registradas 298 mil novas vagas. Se for considerado o primeiro semestre de 2010, a abertura de 1,473 milhão de vagas representa recorde histórico, batendo a marca anterior registrada no primeiro semestre de 2008, quando foram criadas 1,36 milhão de vagas.

;Não se trata de desaceleração. É apenas uma acomodação, após uma série de recordes históricos;, disse o ministro. Segundo ele, os setores que mais influenciaram essa acomodação no mês de junho foram construção civil , indústria e serviços, que cresceram em ritmo menor do que o registrado nos meses anteriores. Ele acrescentou que ;houve uma diminuição nas contratações na área de educação, em função do efeito das férias;.

[SAIBAMAIS]Lupi informou que dos oito setores pesquisados, seis apresentaram geração recorde de emprego no semestre. Foram 490 mil novos postos no setor de serviços (crescimento de 3,72% em relação ao primeiro semestre de 2009); 394 mil na indústria da transformação ( 5,31%); 230 mil na construção civil ( 10,16%), enquanto o comércio abriu 144 mil postos de trabalho ( 1,95%). O setor agrícola foi o que apresentou a maior taxa de crescimento para o período (11,98%), gerando 175 mil postos.

;Na média, o saldo é muito positivo e, pela lógica, voltará a crescer em julho. Não posso afirmar ainda, mas acredito que [a geração de empregos] voltará a ser recorde por causa da educação e da exportação de carne e soja. O segundo semestre certamente será bom e melhor do que o de 2009, com uma geração acima de 1 milhão de empregos;, previu Lupi. ;Vamos atingir a meta de criar 2,5 milhões de empregos em 2010, e 15 milhões de empregos ao longo dos dois mandatos do presidente Lula;, garantiu. Desde o início do primeiro governo Lula foram criados 13,226 milhões de empregos no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação