Economia

Profissionais do setor de turismo nas cidades-sede da Copa de 2014 participam de cursos de idiomas

postado em 15/07/2010 14:17
Brasília - Taxistas, garçons e outros profissionais que estarão diretamente envolvidos no atendimento a turistas durante a Copa do Mundo de 2014 têm a oportunidade de aprender outro idioma. O programa Olá, Turista, promovido pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Roberto Marinho, oferece 80 mil vagas para cursos de inglês e espanhol em todas as cidades-sede do Mundial no Brasil.

O coordenador de Qualificação do ministério, Luciano Paixão, disse que a próxima Copa é uma oportunidade única para o Brasil aprimorar a formação das pessoas que trabalham no turismo e em atividades relacionadas, como segurança, transporte e saúde.

;Essa questão do idioma é uma barreira que precisa ser solucionada. Por isso, o ministério está direcionando várias ações para esse sentido. O Brasil tem que se qualificar para poder receber bem os turistas, mas esse investimento é em longo prazo e a Copa é um marco nesse sentido;, afirmou o coordenador durante o lançamento do Olá, Turista! em Brasília.

Segundo a pasta, o programa promove cursos gratuitos a distância de inglês ou espanhol, por meio da internet. Ao todo são 80 horas de estudo divididas em três módulos. No básico, por exemplo, o aluno aprende a cumprimentar pessoas, a se apresentar e a usar os verbos ser e estar em inglês ou espanhol.

As associações, sindicatos, empresas e instituições vinculadas ao setor de turismo podem se cadastrar no projeto a fim de solicitar vagas para seus associados e profissionais. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa.

Para estudantes, empreendedores individuais, profissionais autônomos e de empresas que não atuam diretamente na área turística, o caminho é pedir uma vaga individual diretamente no site do programa. Nestes casos, há uma análise para selecionar os candidatos.

Nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, do Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e para o Distrito Federal, que ingressaram no projeto em maio, as inscrições vão até o dia 30 de julho de 2010 ou até que o total de vagas seja preenchido.

Os estados do Rio de Janeiro, da Bahia, do Amazonas, de São Paulo, do Ceará e de Pernambuco participam do programa desde janeiro e não têm mais vagas disponíveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação