Economia

EUA: pedidos de auxílio-desemprego no nível mais baixo em dois anos

Agência France-Presse
postado em 15/07/2010 16:22
As solicitações de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caíram na semana concluída em 10 de julho ao nível mais baixo em quase dois anos, segundo cifras publicadas nesta quinta-feira (15/7) pelo Departamento de Trabalho, que atribuiu a situação a demissões limitadas na indústria.

De acordo com as variações sazonais, em dados corrigidos, o número de pedidos de auxílio-desemprego caiu para 429 mil, algo nunca visto desde agosto de 2008.

É a segunda vez consecutiva que registra forte baixa. Estava em 458 mil (cifra revista) uma semana antes e em 475 mil, duas semanas antes.

Mas as autoridades do Departamento de Trabalho também afirmam que estas cifras devem-se, em parte, a uma diminuição das demissões temporárias.

A "General Motors, por exemplo, decidiu não fechar a fábrica para balanço como faz regulamente durante a semana do dia da Independência", disse o analista da UniCredit, Harm Bandholz. "Isso contribuiu para que os empregados da GM e os fornecedores mantivessem as ocupações".

Segundo o departamento de Trabalho, atualmente, quase 4,7 milhões de americanos dependem de subsídios ao desemprego, quando, em fevereiro passado, eram seis milhões de trabalhadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação