Economia

Petróleo encerra semana acima dos US$ 76 em Nova York

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 18:13
Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira (16/7) em Nova York, com o barril perdendo 61 centavos, em um mercado inquieto com a demanda de petróleo, enquanto indicadores econômicos dos Estados Unidos se mostram frágeis.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" (denominação do West Texas Intermediate nos Estados Unidos) fechou em US$ 76,01.

"Houve indicadores frágeis, particularmente do ponto de vista do consumidor, que se ajustam às estatísticas menos robustas da China. Tudo se reduz à questão do ritmo da recuperação econômica futura", explicou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

O crescimento econômico de ambos os países, a China como motor da demanda e os Estados Unidos, primeiro consumidor de petróleo do mundo, está sob intensa observação.

A queda do índice de confiança dos consumidores em julho, calculada pela Universidade de Michigan, ao pior nível em mais de um ano decepcionou os investidores. Os principais índices de Wall Street perdiam mais de 2% no momento do fechamento do petróleo.

A queda dos preços significa que os investidores estão cada vez mais "céticos sobre a capacidade da economia de produzir uma recuperação sustentável", estimou Mike Fitzpatrick, da MG Global.

Na semana, o barril de petróleo registrou perdas de 8 centavos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação