Economia

Vale e coreana Posco farão usina no Ceará

Vera Batista
postado em 17/07/2010 07:00
A Vale anunciou ontem parceria com a Posco, maior siderúrgica da Coreia e uma das maiores do mundo, para a construção do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. Com a entrada do segundo sócio, a Vale ficará com 50% do empreendimento, a Dongkuk com 30%, e a Posco, com 20%. Em nota, o diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, disse que o Brasil é o melhor lugar para se produzir aço, daí o ;estímulo com clientes para aumentar a produção no país;.

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é considerada um dos projetos privados mais importantes do Nordeste, com investimentos previstos de US$ 4 bilhões e geração de 15 mil empregos. O negócio, no entanto, embora bem recebido, não trouxe ânimo aos investidores. ;O mercado inflou as expectativas sobre o preço do minério. A negociação é positiva, mas não tem poder de interferir na queda livre do preço do minério;, avaliou André Simões, gestor de renda variável da Modal Asset Management.

Simões entende que o ambiente global de negociação está contaminado pela complicada situação financeira da Europa e com a desaceleração do crescimento na China e nos Estados Unidos. ;As ações da Vale estão caindo 10% a 12% este ano e não creio que a chegada da Posco altere muito o quadro;, disse. A CSP terá capacidade inicial de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço para exportação, que poderá chegar a 6 milhões na segunda fase. A previsão é de que o projeto entre em operação em 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação