Economia

China nega que discrimine as empresas estrangeiras

Agência France-Presse
postado em 17/07/2010 12:23
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, desmentiu neste sábado (17/7) que as empresas estrangeiras sejam discriminadas na China e que exista uma degradação das condições para os investimentos de fora na terceira economia mundial.

"Há atualmente afirmações segundo as quais as condições dos investimentos se degradam. Isso é falso", afirmou Wen, citado pela agência oficial Nova China, em resposta a uma pergunta do presidente do diretório do número um da indústria química, a alemã BASF, Jürgen Hambrecht.

Ambos se encontravam em Xi;an (noroeste) por ocasião de um seminário sino-alemão na presença da chanceler alemã, Angela Merkel, e de empresários de ambos países.

"Os investimentos estrangeiros não afluiriam se as condições se degrassem para os investimentos", acrescentou, referindo-se às últimas cifras oficiais.

Os investimentos diretos estrangeiros na China aumentaram em um ano a 19,5%, segundo cifras do primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano anterior.

"Os que entram na China se beneficiam do mesmo tratamento que as sociedades chinesas, sejam empresas de propriedade estrangeiras, co-empresas ou sociedades comuns por ações", acrescentou o primeiro-ministro.

Trinta anos depois da abertura da China aos investimentos estrangeiros, as companhias internacionais se queixam de leis caras, regras que privilegiam os concorrentes locais e de um nacionalismo crescente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação