postado em 19/07/2010 07:55
As oportunidades abertas num continente redescoberto pelo mundo neste ano por causa da Copa do Mundo têm chamado a atenção de quem vê na região boas possibilidades para fazer negócios. Com isso, as portas que unem o Brasil aos países do continente se abrem cada vez mais. Atualmente, duas empresas estrangeiras, South African Airways e Angola Airlines, oferecem voos regulares e sem escala para Johannesburgo e Luanda, respectivamente. Porém, a lista pode aumentar. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de firmar um acordo bilateral com a Etiópia para operar voos diretos ligando os dois países. Dessa maneira, o trajeto está aberto para que as companhias que mostrarem interesse em operar, como a Ethiopian Airlines, que voa para 59 destinos internacionais, cheguem ao Brasil.;O crescente volume de investimentos e comércio é uma mostra da presença brasileira na África, que precisa ser acompanhada de maior conectividade;, ressalta a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira. De olho na ampliação de destinos para o continente, a agência também renegociou acordos com países como Gana, Nigéria, Moçambique, Egito e Marrocos. Tudo em nome da visibilidade que a região vem alcançando para a realização de novos negócios.
De olho nesse mercado, empresários como Eduardo Moraes, diretor da Latinex, empresa que exporta alimentos industrializados para 10 países do continente, embarcam na ponte-aérea Brasil-África com cada vez com mais regularidade. ;Hoje, a região é o nosso principal mercado, sendo responsável por aproximadamente 30% do faturamento. Então tenho que viajar pelo menos duas vezes por ano para visitar clientes e tentar novos parceiros;, conta.
A companhia South Africa Airways (SAA), que opera no país há 41 anos, anunciou, recentemente, que ampliou de sete para 11 o número de voos semanais que partem do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para a cidade de Johannesburgo, na África do Sul. É na cidade sul-africana que a empresa tem o seu centro de operações (hub(1)), que liga os voos da companhia que partem do Brasil para outros destinos da África e da Ásia. ;A ampliação da frequência de voos é uma demonstração clara de como essa rota está aquecida;, diz a superintendente de marketing da SAA, Flávia Romani.
Para ela, a realização da Copa do Mundo trouxe mais visibilidade e serviu para ampliar as informações que os brasileiros tinham do continente. ;Antes, a África era considerada exótica e até elitista. Mas agora, com a exposição positiva que o mundial de futebol trouxe, a região se mostrou extremamente organizada, com boas oportunidades de investimento e com um povo alegre e receptivo;, explica. ;Além das belezas naturais, o continente também tem cidades agradáveis e inúmeras opções para o turismo e negócios;, afirma Flávia.
Conexões
As parcerias firmadas entre as diferentes operadoras aéreas também têm se mostrado fundamentais para aumentar o número de clientes que viajam dentro do continente. Utilizando esses sistemas, empresas como a alemã Lufthansa, a inglesa British Airways, a lusa TAP Portugal, a francesa Air France e a norte-americana Delta levam passageiros brasileiros para a África, por meio de conexões em cidades europeias. ;As alianças são muito importantes, já que elas possibilitam aumentar a exposição e a distribuição da presença das empresas em outros países;, comenta a superintendente de marketing da SAA.
Atualmente, a SAA tem acordo com a TAM por meio da Star Alliance, que permite que os passageiros que chegam da África ao Brasil possam se deslocar para outras partes do país dentro da aliança entre as duas empresas. De acordo com Flávia Romani, o fluxo de transporte aéreo para o continente tende a aumentar nos próximos anos, devido ao potencial de negócios oferecidos. ;Tanto o número de brasileiros que vão para a África quanto o de africanos que desembarcam no país tendem a aumentar, principalmente pela demanda que a próxima Copa do Mundo irá gerar. Muitas empresas que marcaram presença na África do Sul vão vir para cá fazer negócios para a Copa de 2014;, aposta a executiva, acrescentando que, além dos tradicionais turistas que partem para conhecer o continente, cada vez mais homens de negócios fazem parte da lista de passageiros que embarcam com a companhia.
1 - Ponto de conexão
É a designação dada ao aeroporto utilizado por uma companhia aérea como ponto de conexão para transferir seus passageiros para o destino pretendido. Pelo sistema hub-and-spoke (cubo e raios, como em uma roda de bicicleta), viajantes em trânsito entre aeroportos que não são servidos por voos diretos trocam de aeronave para continuar sua viagem ao destino final.