postado em 19/07/2010 13:46
Brasília - O indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta segunda-feira (19/7), mostra que a quantidade de empresas que procurou crédito aumentou 3% em junho em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, no acumulado do ano, é o menor crescimento dos últimos cinco meses. De janeiro até junho, a procura das companhias por crédito avançou 9,4% em comparação ao mesmo período de 2009. Em comparação a maio passado, porém, houve recuo de 0,7% , a terceira queda mensal consecutiva.A Copa do Mundo e o desaquecimento da economia foram, para a Serasa, os principais responsáveis pela redução da procura. Principalmente por parte das micro e pequenas empresas que, segundo a pesquisa, recuaram 0,7% em relação a maio. Nas médias empresas, a redução foi de 0,5% e, entre as grandes empresas, o recuo foi de 0,2%.
A Serasa informou ainda que as empresas do setor comercial lideraram queda da demanda por crédito em junho, registrando recuo de 1,5% frente a maio. Por outro lado, as empresas industriais e de serviços aumentaram 0,7% e 0,2%, respectivamente, as demandas por financiamento.
As quedas estão concentradas nas regiões Nordeste (-1,9%) e Sudeste (-1,9%). Já nas regiões Norte ( 0,7%) e Sul ( 0,6%), o crescimento da demanda empresarial por crédito foi praticamente o mesmo de maio. No caso da Região Centro-Oeste, a Serasa informa que houve crescimento da demanda das empresas por crédito de 5,1% no mês passado.