Agência France-Presse
postado em 20/07/2010 19:40
A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta terça-feira (20/7), depois de apagar as perdas registradas durante a sessão, estimulada por rumores sobre novas medidas do Federal Reserve para impulsionar a economia americana. O Dow Jones subiu 0,74% e o Nasdaq, 1,10%.Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 75,53 pontos, a 10.229,96 pontos, e o Nasdaq, de alto componente tecnológico, subiu 24,26 pontos, a 2.222,49 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 1,14% (12,23 pontos), a 1.083,48 pontos.
O principal índice de Wall Street, que perdia mais de 100 pontos no início da sessão, passou ao verde depois da metade do dia. Esse movimento acompanhou rumores de que o Federal Reserve (Fed) adotará novas medidas "para facilitar os empréstimos", explicou Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors.
O presidente do Fed, Ben Bernanke, terá uma audiência na quarta e na quinta-feira diante do Comitê bancário do Senado.
Esses rumores "não foram verificados de nenhuma forma e os comentários indicam, pelo contrário, que isso não vai ocorrer", observou Marcouiller. "Mas o volume de operações é tão baixo que é fácil empurrar o mercado em uma direção ou outra".
"Os compradores não têm muita convicção, os vendedores também não. Temos, como consequência, uma forte volatilidade, importantes movimentos, mas pouco avanço", completou.
A praça nova-iorquina caía no início do dia depois da publicação de vários resultados trimestrais decepcionantes de grandes grupos cotados em bolsa: a gigante da informática IBM (-2,50%), a fabricante de componentes eletrônicos Texas Instruments (-3,05%) e a fabricante de produtos de higiene pessoal Johnson and Johnson (-1,66%).
"Os lucros das empresas são bastante positivos", comentou Craig Peckham, da Jefferies. "Mas os investidores se preocupam com a demanda dos produtos das empresas americanas. Os lucros são importantes, mas o volume de vendas não mente, é o que mostra o nível da demanda".
Em relação aos indicadores econômicos, o início de obras de construção de moradias caiu pelo segundo mês consecutivo em junho (-5%) nos Estados Unidos, superando as previsões. Apesar de tudo, o número de permissões fechadas para construção, que dá uma ideia das perspectivas imediatas do setor, aumentou inesperadamente.
O mercado de títulos subiu. O rendimento dos bônus do Tesouro de 10 anos caiu para 2,932% contra 2,964% na noite de segunda-feira, e os títulos de 30 anos foram para 3,963% contra 3,988%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.