Economia

Copom eleva Selic para 10,75% ao ano

postado em 21/07/2010 20:47
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros da economia, a Selic, para 10,75% ao ano, ou seja, um aumento de 0,5 ponto percentual, pressionado pela divulgação de indicadores que apontaram uma desaceleração da economia no país. A decisão foi tomada depois de dois dias de reunião por unanimidade entre os membros do colegiado. Foi a terceira alta consecutiva da Selic.

Esse aumento nos juros já era esperado pelos economistas. Em abril, a taxa subiu de 8,75% ao ano - piso histórico determinado pelo BC - para 9,5%. Uma outra elevação ocorreu na reunião seguinte, e a taxa básica de juros passou para 10,25% e ultrapassou a barreira dos dois dígitos pela primeira vez desde junho de 2009. A taxa, segundo analistas, deve continuar crescendo nos próximos meses.

Já havia uma expectativa no mercado financeiro de que o Banco Central elevaria a Selic em 0,75 ponto percentual até a semana passada. Mas uma declaração do presidente da instituição, Henrique Meirelles, levou o mercado a acreditar que o BC poderia reduzir o ritmo de alta dos juros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação