Agência France-Presse
postado em 22/07/2010 16:04
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou hoje (22/7) em um grau a nota da dívida de longo prazo da segunda maior caixa de poupança espanhola, a Caja Madrid, um dia antes da publicação dos testes de solvência dos bancos europeus.A Fitch baixou de A para A a nota da Caja Madrid que avalia o perfil da dívida de longo prazo levando em conta a "pressão sobre as receitas" da entidade e "a deterioração da carteira de ativos", segundo um comunicado que informa também que se mantém a perspectiva negativa.
A agência estima que o nível de capital da instituição é "relativamente limitado para o perfil de risco" e prevê que a margem de operação, que indica a rentabilidade, sofrerá em 2010 e 2011 com a queda das taxas de juros, o menor aumento dos empréstimos e a alta dos empréstimos duvidosos. Além disso, lembra "as limitadas perspectivas de crescimento da economia espanhola".
O setor das caixas de poupança está em plena transformação na Espanha, com uma série de fusões para reduzir custos e enfrentar a crise, auxiliado pelo Banco da Espanha, que pôs à disposição um fundo de ajudas.
A Caja Madrid uniu-se a outras seis caixas para formar a terceira maior instituição financeira do país.
O jornal espanhol El Economista publicou nesta quinta-feira que as caixas de poupança espanholas passaram com êxito nos testes de solvência, cujos resultados serão publicados amanhã, graças a um recurso que consiste em contabilizar as ajudas do fundo de resgate espanhol como capital próprio.