postado em 22/07/2010 19:36
Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes) se reuniram na tarde de hoje (22/7) na Associação Comercial do Rio de Janeiro para discutir projetos de desenvolvimento para o estado do Rio. Entre os integrantes do Cdes presentes ao encontro, estão o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e secretário executivo do conselho, Alexandre Padilha, e os economistas João Paulo dos Reis Velloso e Marcelo Néri.O encontro tem por objetivo discutir, com empresários do Rio, alternativas e sugestões regionais para a Agenda para o Novo Ciclo do Desenvolvimento (ANC), apresentada ao presidente Lula há um mês.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, um dos pontos mais importantes da agenda para o Rio de Janeiro é a inovação tecnológica. De acordo com o ministro, como o Rio concentra grande parte da estrutura petrolífera do país, o estado poderá liderar o processo de desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração e produção do petróleo da camada do pré-sal.
;O pré-sal é a grande oportunidade do Rio de Janeiro para ser o carro-chefe desse processo de inovação tecnológica. Para explorar o pré-sal, que está a 7 quilômetros abaixo do nível do mar, você precisa de equipamentos novos, sondas novas, que não existem no mundo. O desenvolvimento de tecnologia de novos equipamentos é a grande oportunidade para a indústria nacional e o Rio de Janeiro chefiar a liderança dessa indústria nacional;, afirmou.
Segundo ele, é preciso aproveitar a oportunidade do pré-sal para que haja parcerias entre a indústria do petróleo e as universidades para que sejam realizadas as pesquisas para inovação tecnológica.
Entre os eixos da Agenda para o Novo Ciclo do Desenvolvimento estão os novos horizontes da educação, o potencial da agricultura e a sustentabilidade ambiental.