postado em 23/07/2010 16:54
O Fundo Monetário Internacional (FMI) comemorou nesta sexta-feira (23/7) a publicação dos resultados dos testes de resistência dos bancos europeus, afirmando que estes aumentam a transparência e são um "passo importante" para aumentar a confiança dos investidores.[SAIBAMAIS]Os reguladores europeus anunciaram nesta sexta que apenas sete bancos dos 91 analisados não passaram nos testes, criados para verificar sua solidez financeira. Essas instituições, (um banco alemão, cinco caixas de poupança espanholas e um banco grego) deverão obter fundos adicionais para reforçar sua situação.
O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, elogiou os resultados, que são um "passo importante" em favor de um retorno da confiança nos mercados. "Comemoramos a publicação, hoje (sexta-feira), dos resultados dos testes bancários de resistência na Europa, que marcaram um passo e uma etapa importante para uma maior transparência e com vistas a um aumento da confiança dos mercados", afirmou Strauss-Kahn por meio de um comunicado divulgado em Washington.
"A publicação dos resultados e as medidas que foram anunciadas para ajustar a questão da insuficiência de capitais em certos bancos são a promessa de um fortalecimento considerável do sistema financeiro europeu", completou.