Economia

Petróleo fecha em leve baixa em Nova York e Londres

Agência France-Presse
postado em 23/07/2010 17:42
Os preços do petróleo fecharam em leve baixa nesta sexta-feira em Londres e Nova York, em um mercado que se mantém prudente antes da chegada da tempestade Bonnie no Golfo do México.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em setembro terminou em 78,98 dólares, em baixa de 32 centavos em relação ao fechamento de quinta-feira.

O WTI tinha ganhado 2,74 dólares, cerca de 3,5% na quinta-feira e alcançou 79,60 dólares nas operações eletrônicas prévias à abertura da sessão, seu nível mais alto desde o início de maio, antes de cair levemente.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento, perdeu 37 centavos, a 77,45 dólares.

A depressão que se formou esta semana nas Bahamas fortaleceu-se e se tornou na quinta-feira uma tempestade tropical, batizada de Bonnie. Desde o extremo sul da Flórida, na sexta-feira se dirigia para o noroeste em direção ao Golfo do México, segundo os serviços meteorológicos americanos.

Sua passagem "poderá afetar a produção de petróleo e de produtos refinados da região", advertiram analistas do Barclays Capital.

As águas e a costa do Golfo do México concentram cerca de 30% da capacidade de bombeamento de petróleo e mais de 40% da capacidade de refinamento dos Estados Unidos.

"Se (a tempestade) transformar-se em furacão, podemos prever a interrupção de quase a totalidade da produção de petróleo e gás no Golfo do México, porque se dirige diretamente para a região onde estão localizadas as principais instalações", afirmou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Mas "as previsões indicam que a tempestade deverá manter-se fraca e o mercado não espera perturbações importantes na produção", atenuou.

A tempestade estava no sudeste da região metropolitana da Flórida e deve ingressar no Golfo do México à tarde a uma velocidade de 31 km/h. Depois, deverá dirigir-se à região afetada pela mancha de óleo e atingir a costa de Louisiana no domingo, segundo projeções do NHC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação