Economia

Maioria opta pela eficiência ao comprar eletrodomésticos, revela enquete

postado em 24/07/2010 16:43
Brasília ; Enquete realizada pelo Ministério de Minas e Energia mostra que a maioria dos consumidores opta pela eficiência na hora de comprar um eletrodoméstico. Das pessoas que responderam à enquete no site do MME, 83,3% (14.255) disseram que sempre fazem opção pela eficiência dos aparelhos. 6,3% (1.085) preocupam-se mais com o preço do que com a eficiência e 10,4% (1.781 votos) afirmaram que a escolha, às vezes, depende do preço.

Uma boa maneira de descobrir se os equipamentos domésticos são eficientes é consultar o site do Instituto Brasileiro de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). No site, existe uma relação de produtos com os valores de consumo e de eficiência energética.

As tabelas, garante o Inmetro, apresentam os produtos aprovados no Programa Brasileiro de Etiquetagem, que estão, portanto, autorizados a ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Os indicadores são atualizados periodicamente e representam o estágio atual em termos de consumo de energia e/ou de eficiência energética dos diversos produtos enfocados.

O consumidor deve ficar de olho ainda no selo Procel de economia de energia, que tem o objetivo de identificar os equipamentos que apresentem níveis ótimos de eficiência energética.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação