Agência France-Presse
postado em 26/07/2010 14:02
Vários bancos alemães submetidos aos testes de solvência financeira - cujos resultados foram publicados na sexta-feira passada - omitiram detalhar os riscos assumidos em termos de dívida soberana dos Estados europeus, ao contrário do previsto, informou nesta segunda-feira o jornal Financial Times."Tínhamos um acordo com as autoridades de regulação e os bancos que previa que cada instituição publicaria em separado seus riscos de mtermos de dívida soberana", declarou ao jornal o secretário-geral do Comitê Europeu de Supervisão Bancária (CEBS), Arnoud Vossen.
Por isso, 6 dos 14 estabelecimentos alemães submetidos aos testes de resistência se abstiveram de precisar esse risco, segundo o FT.
Os bancos que tomaram essa decisão foram o Deutsche Bank, Postbank, Hypo Real Estate, os grupos mutualistas DZ e WGZ Bank, e o banco público regional Landesbank Berlin.
Esta omissão ppode fazer os mercados temerem que os bancos alemães têm algo a esconder, arruinando a mensagem de transparência que se buscava dar com os resultados dos testes, acrescenta o FT.
Somente sete bancos, cinco deles espanhois, não passaram nos testes de solidez financeira aos quais foram submetidas 91 entidades da União Europeia (UE), segundo o CEBS.
Entre as entidades reprovadas se encontra o banco alemão Hypo Real Estate.