Agência France-Presse
postado em 27/07/2010 18:05
Bolsas Louis Vuitton, espumante, perfumes Christian Dior. O gigante mundial do luxo LVMH anunciou hoje (27/7) altas nas vendas de 16% no primeiro semestre e um salto de 53% no lucro líquido, o suficiente para esquecer a crise de 2009 e demonstrar confiança em 2010.No primeiro semestre de 2009, o grupo LVMH, em meio a crise econômica mundial, viu o lucro líquido cair 23% enquanto o crescimento das vendas eram quase negativas.
De janeiro até junho de 2010, as vendas atingiram 9,099 bilhões de euros e o lucro líquido, 1,050 bilhão de euros.
Esses resultados, após o anúncio em 20 de julho das vendas com fortes altas do concorrente Herm;s ( 22,8%, a 1,07 bilhão de euros), atestam a recuperação desse setor que sofreu durante a crise.
No primeiro semestre de 2010, todas as filiais do LVMH registravam um crescimento de duas cifras nas atividades, como vinho e outros tipos de bebidas alcoólicas, com vendas em alta de 21%, e o ramo de relojoaria e joalheria ( 28%), dois setores que haviam sido duramente atingidos pela recessão.
O espumante registrou, sozinho, uma progressão nas vendas em volume de 23% no primeiro semestre.
O ramo da moda e artigos de couro apresentaram alta de 18%. Louis Vuitton, a marca emblemática do grupo, está "em franco crescimento". Ela também contratou 320 funcionários em um ano para atender à demanda e construiu uma nova oficina em Drome.
As vendas para o exterior também estão em alta, desde os mercados emergentes como a China até os mercados maduros, como os Estados Unidos e a Europa.
Sem revelar as previsões para 2010, o presidente do grupo, Bernard Arnault, disse estar "muito confiante" em relação ao restante do ano, durante uma coletiva de imprensa organizada para a divulgação dos resultados.
[SAIBAMAIS]Questionado ainda sobre o caso político-financeiro Bettencourt, se haveria interesse na compra da empresa líder mundial em cosméticos L;Oréal, Bernard Arnault imediatamente respondeu: "Não".