Economia

Economia está em trajetória mais condizente com equilíbrio de longo prazo, avalia BC

postado em 29/07/2010 11:09
Brasília - A economia tem se deslocado para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo, avalia o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Para o comitê, esse deslocamento leva ao arrefecimento dos riscos de evolução da inflação. As informações estão na ata da última reunião do comitê, realizada nos dias 20 e 21 da semana passada.

Segundo o documento, divulgado nesta quinta-feira (29/7), a atividade econômica brasileira apresenta ritmo menos intenso do que o observado no início do ano. Essa menor intensidade é evidenciada em dados sobre o comércio, estoques, a produção industrial, entre outros. ;Essa avaliação é sustentada pelos sinais de expansão mais moderada da oferta de crédito, em especial para pessoas físicas;, diz a ata. Outro fator é a confiança de consumidores e de empresários que ;se encontra em níveis historicamente elevados, mas com alguma acomodação na margem;. Além disso, há uma ;trajetória recente dos níveis de estoques em alguns setores industriais;.

De qualquer maneira, avalia o Copom, ;o dinamismo da atividade doméstica continuará a ser favorecido, entre outros fatores, pelos efeitos remanescentes dos estímulos fiscais, pelas políticas dos bancos oficiais [de expansão do crédito] e, em escala menor do que a esperada anteriormente, pela atividade global que, de resto, apresenta sinais de moderação;.

O Copom aumenta a taxa básica de juros para conter a inflação, em ambiente de economia aquecida. Na última reunião do comitê, a Selic foi elevada em 0,50 ponto percentual, para 10,75% ao ano. Em junho, o aperto monetário havia sido mais forte: de 0,75 ponto percentual, para 10,25% ao ano. Em abril, na primeira alta do ano, a elevação também foi de 0,75 ponto percentual, para 9,50% ao ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação