Economia

Bullard (Fed): EUA se aproximam de uma deflação "à japonesa"

Agência France-Presse
postado em 29/07/2010 18:37
Os Estados Unidos estão mais perto do que nunca de uma deflação (inflação negativa) "à japonesa", estima um dos governadores do Federal Reserve, James Bullard, em artigo publicado hoje (29/7), propondo novas compras de títulos do Tesouro por parte do banco central americano.

"Os Estados Unidos estão mais perto, hoje, de uma situação à japonesa do que em qualquer outro momento da história recente", disse Bullard, eleitor do Comitê de Política Monetária do banco central, advertindo sobre um pesadelo deflacionário.

Citando o risco de um choque externo que poderia mergulhar os Estados Unidos numa espiral de queda de preços, arruinando empresas e provocando um crescimento em deterioração contínua, Bullard propôs que o Fed considere a reativação das medidas contra a crise.

No auge da crise financeira, o Fed e o Tesouro compraram centenas de milhares de milhões de dólares em papéis da dívida americana, com o objetivo de impulsionar a atividade, como parte de um processo conhecido no jargão econômico como impulso quantitativo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação