Diário de Pernambuco
postado em 03/08/2010 13:01
Clientes da Gol Linhas Aéreas continuam insatisfeitos com os frequentes atrasos nos voos da companhia. Somente hoje, quase 20% das viagens envolvendo o Aeroporto Internacional dos Guararapes registraram atrasos. Em todo o Brasil, 32,7% dos voos da Companhia sofreram atrasos e outros 6,5% foram cancelados nesta terça-feira (3/8).O trecho Petrolina-Recife, operado pela Gol, sofreu problemas desde ontem, para desapontamento de clientes como a aposentada Maria do Carmo Teixeira Coelho, de 64 anos. Depois de enfrentar um cancelamento de voo nesta segunda-feira, ela passou por um novo atraso nesta manhã de uma hora e meia (previsto para 7h45, o voo 1977 só aterrisou no Recife às 9h14). ;Foi uma falta de consideração absurda. Perdi consulta médica sem necessidade porque a tripulação decidiu se atrasar para poder dormir. Pura falta de consideração. Só me resta a opção de deixar de voar pela Gol;, afirma.
Nos voos de Petrolina, a Gol priorizou quem tinha urgência em chegar ao Recife, promovendo o remanejamento de passageiros na companhia Avianca, que também opera o trecho. Cidadãos que aguardam para acompanhar os viajantes, nos aeroportos, também reclamam dos problemas, independentemente das soluções encontradas pela companhia.
;Se algo está marcado para um determinado horário, deve ser cumprido e pronto. Quem tem que ficar esperando acaba sofrendo sem poder dormir como deveria e tendo que se reprogramar sempre que a companhia apresenta uma justificativa diferente;, reclama o aposentado Gilberto Bastos, que aguardava um casal de amigos que também chegaria de Petrolina no Recife na manhã desta terça-feira.
Caos ; Até o momento, o problema de atrasos e cancelamentos consecutivos é um comportamento isolado à Gol. O principal motivo é o número reduzido de tripulações para atender a quantidade expandida de voos comerciais da companhia. De acordo com a empresa, o número é compatível com a demanda, mas o número de reclamações trabalhistas dos empregados cresceu 315% nos últimos seis meses, em geral, por excesso de trabalho.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou uma investigação sobre os problemas registrados pela Gol desde o fim de semana, que registrou quase 54% de atrasos nesta segunda-feira, índice bem acima da média nacional dos cinco primeiros meses do ano que gira em torno dos 12%.