Economia

Telebras quer aumentar o nível de governança da empresa nos próximos anos

postado em 03/08/2010 20:25
O presidente da Telebras, Rogério Santanna, disse hoje (3/8) que a empresa não pretende fechar o capital, mas tem a intenção de, nos próximos anos, chegar a um nível de governança corporativo maior, e até mesmo ingressar no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que é o grau máximo de governança corporativa do mercado de capitais brasileiro.

;Queremos dar a essa empresa mais transparência. Então, a médio prazo, devemos caminhar para os níveis de governança 1 e 2, para o Novo Mercado, até que consiga ter o melhor nível de gestão e transparência. Isso implica em ter um percentual de ações abertas vendidas para outros acionistas;, disse. O Novo Mercado é direcionado principalmente a empresas que venham a abrir capital, enquanto os níveis diferenciados 1 e 2 destinam-se a empresas que já têm ações negociadas na Bolsa.

Santanna participou da Assembleia Geral Extraordinária da Telebras, que aprovou o novo estatuto da empresa. ;Com esse novo estatuto podemos nomear os cargos de diretores, gerência, e assessorias, e trazer de volta os funcionários cedidos à Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações], para que a empresa tenha um corpo funcional para enfrentar esse desafio;, disse Santanna.

O presidente disse que espera apenas a nova sede da empresa ficar pronta para chamar cerca de 60 funcionários que estão cedidos à Anatel. Segundo ele, a previsão é que isso ocorra em setembro. A nova sede será no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília.

No próximo mês também devem ser lançados os editais para contratação de equipamentos e construção civil para colocar o Plano Nacional de Banda Larga em funcionamento. Segundo Santanna, até o fim da primeira quinzena de agosto os editais devem ser colocados em consulta pública.

Durante a assembleia, o nome do coordenador do Programa de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, foi confirmado como presidente do Conselho de Administração da Telebras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação