Agência France-Presse
postado em 04/08/2010 16:44
Os preços do petróleo fecharam com leve queda hoje (4/8) em Nova Iorque, com o barril de referência perdendo 8 centavos, a US$ 82,47, depois de quatro pregões em alta, tendo em vista que as cifras sobre estoques nos Estados Unidos não causaram impactos no mercado.No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" (denominação do West Texas Intermediate nos Estados Unidos) para entrega em setembro fechou em US$ 82,47, depois de alcançar o maior nível em três meses na véspera.
"Trata-se de uma pequena correção em relação à recente alta", disse Antoine Halff, da Newedge Group.
Em um mercado relativamente descolorido, o relatório semanal sobre estoques de petróleo nos Estados Unidos não teve muito impacto. "A queda dos estoques de petróleo era esperada depois da forte alta na semana anterior", explicou Halff.
De acordo com dados do Departamento de Energia, as reservas de petróleo caíram 2,8 milhões de barris na semana terminada em 30 de julho. Os analistas esperavam uma queda de 1,6 milhão.
Por outro lado, aumentou o estoque de gasolina, algo que não era esperado no verão, quando ocorrem grandes deslocamentos em automóvel. "A fragilidade da demanda (de gasolina) (...) se deve em grande parte à persistência do desemprego" nos Estados Unidos, disse Halff.
As reservas de gasolina aumentaram em 700 mil barris contra uma queda de 800 mil na semana anterior.