Economia

Tesouro rejeita reduções fiscais para mais ricos nos EUA

Agência France-Presse
postado em 04/08/2010 18:39
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, descartou categoricamente hoje (4/8) a ampliação do dispositivo que concede reduções fiscais à faixa mais rica da população, aprovado durante o governo precedente.

"Pedir aos que ganham mais em nossa sociedade para que renunciem à manutenção das reduções de impostos é uma das medidas que devem permitir o retorno à responsabilidade orçamentária em Washington", disse Geithner em discurso na capital americana.

Em Washington, se debate intensamente a questão das reduções de impostos para a faixa mais rica da população concedidas pelo presidente George W. Bush (2001-2009).

As reduções devem expirar no fim do exercício fiscal 2010-2011, que tem início em 1; de outubro, e o governo já anunciou que não irá renová-las.

Mas os republicanos, visando as eleições de novembro, fazem uma intensa campanha para manter as reduções de impostos para os mais ricos.

Geithner defende as reduções para a classe média adotadas pelo governo de Barack Obama em 2009.

Em sua opinião, manter as reduções para os mais ricos "será um erro que custará US$ 700 bilhões" no momento em que o país tem um déficit de US$ 1,47 trilhão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação