Economia

Idea ganha cara nova

Novo Idea passa por reestilização, ganha nova motorização e é o primeiro carro brasileiro a adotar lanternas traseiras de LED

postado em 05/08/2010 09:45
Novo Idea passa por reestilização, ganha nova motorização e é o primeiro carro brasileiro a adotar lanternas traseiras de LEDSão Paulo ; O Idea ganhou uma cara nova para acompanhar as mudanças de design e as necessidades dos motoristas desta década. A nova minivan passa a compor a linha com os novos motores E.torQ e, assim como no Punto, passa a ter novos nomes: Attractive, Essence, Sporting. Os modelos estão disponíveis com os motores Fire 1.4 8V (80cv, gasolina), E.TorQ 1.6 16V (115cv, gasolina) e 1.8 16V (130cv, gasolina) e câmbio automatizado Dualogic ou mecânico.

Mas é do lado de fora que se vê a grande alteração sofrida pelo Idea. O veículo deixou de lado os faróis quadrados e as linhas bem comportadas e ganhou traços de esportividade e sofisticação, mas sem perder o conceito de carro para família. Na dianteira, capô, para-choque e grade dianteira são novos, deixando a frente mais arredondada e imponente. Os faróis foram levados um pouco mais para cima do capô e ficaram maiores e inclinados. Nas laterais, há novos para-lamas dianteiros e frisos cromados. Os espelhos retrovisores externos ficaram 40% maiores em relação ao anterior. O veículo também cresceu ; 5cm maior, com 1,7m.

A traseira apresenta linhas mais dinâmicas e superfícies bem definidas. A tampa traz aerofólio integrado de série. A posição da placa mudou e agora é embutida no para-choque traseiro. Mas a grande novidade é o sistema de iluminação por LEDs(1) ; é a primeira vez que um modelo fabricado no Brasil recebe esse tipo de iluminação. As lanternas ficaram mais finas e menos quadradas e com mascaramento em material opaco, o que torna o veículo facilmente identificável mesmo a longas distâncias.

Novo Idea passa por reestilização, ganha nova motorização e é o primeiro carro brasileiro a adotar lanternas traseiras de LEDPor dentro, poucas mudanças. Os bancos dianteiros ganharam tecidos diferenciados para cada versão e a adoção da tecnologia embossed, que aplica formas e desenhos em relevo. O volante seguiu o exemplo do Punto e proporciona mais firmeza ao dirigir. A quantidade de porta-objetos dobrou. Apenas no console do teto há quatro locais para se guardar de tudo. O quadro de instrumentos com iluminação branca e computador de bordo (opcional) completam o visual do interior.

A versão Sporting, novidade no segmento, é um capítulo à parte. Para ela, foi criado um conjunto de elementos estilísticos compostos por minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio e rodas exclusivas, além de faróis e lanternas com máscara negra. No interior, há no painel velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água, computadores de bordo, hodômetro, relógio, rádio, calendário e indicação de temperatura externa.

Mudanças também na versão Adventure, com visual mais robusto. Os para-choques e os apliques das caixas de roda e das laterais chegam na cor preta. O estepe fica à mostra, recoberto e protegido por um protetor que foi desenvolvido para este Idea. O mesmo painel de instrumento da versão Sporting foi adotado no Adventure. Os destaques vão para o novo modelo de barra de teto e para as rodas de liga leve de 15;;.

Novo Idea passa por reestilização, ganha nova motorização e é o primeiro carro brasileiro a adotar lanternas traseiras de LEDEssa reestilização do carro é o elemento forte do Idea para brigar com a concorrência. A Chevrolet Meriva, por exemplo, apresenta o mesmo visual e tipos de motores desde o lançamento. A disputa fica mais interessante com a Nissan Livina, que apresenta um design moderno. No entanto, a Livina perde no quesito preço (a partir de R$ 46.700, enquanto que o Idea chega na versão 1.4 a R$ 43.590, R$ 700 a mais que a antiga versão ELX do carro).

A Fiat pretende aumentar o volume de vendas do Idea em 20% a partir do lançamento, segundo Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil e América Latina. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a minivan teve em junho 11.500 unidades vendidas, ficando atrás do Honda Fit e da Meriva. A empresa espera ainda que a versão 1.6 16V seja a grande vedete e represente 40% das vendas.

1 - Vida longa

De acordo com a Fiat, as lanternas oferecem baixo consumo de energia, que chega a ser 20 vezes menor que as lâmpadas tradicionais, alta resistência a impactos e vibrações, além de eficiência de cor. Embora seja um item de design, essa tecnologia facilita ainda a visualização das lanternas por outros motoristas. O tempo de resposta é de quase meio milésimo de segundo. ;O lançamento do Fiat Idea com a lanterna LED vai impulsionar o mercado para aplicação dessa tecnologia;, disse Sebastião Santos, diretor da divisão de iluminação Automotiva do grupo Magneti Marelli, responsável pela produção da lanterna no veículo.

Para pequenas famílias
No pequeno teste em um trajeto de 50km no Guarujá (SP), usando o modelo Essence 1.6 16v dualogic, dois aspectos chamaram atenção: o conforto ao dirigir e o silêncio proporcionado pelos novos motores. O Idea é um carro alto, o que proporciona uma visão melhor do que está acontecendo na estrada. Os retrovisores 40% maiores, à primeira vista, parecem um exagero; no entanto, eles dão mais segurança em trocas de faixas. Além disso, os novos revestimentos dos bancos abraçam o motorista e, com a ajuda do design do volante, passam a impressão de um controle maior sobre o carro. O 1,7m de altura do veículo, aliado a um bom sistema de suspensão, ajudaram a driblar os buracos da estrada do litoral paulista.

O câmbio automatizado Dualogic apresentou menos ;soluços; que o esperado e, apesar de um tempo maior de resposta, conduziu com conforto e sem forçar demais o motor em ultrapassagens. Destaque também para o painel, onde ficou mais fácil para identificar conta-giros, velocímetro e outras funções do carro. O ar-condicionado ganhou pontos pela eficiência. De acordo com a Fiat, o sistema trouxe nova captação de ar, além de novo eletro ventilador potencializado e aumento da vazão em 38%. Algo que será possível sentir na pele, literalmente. O consumo também é um atrativo para o Idea e fica na média para um carro na categoria minivan. Segundo a montadora, é de de 15km/l na estrada abastecido com gasolina. No ciclo urbano, a Fiat chega a 11,7km/l (gasolina) e 7,9km/l (etanol).

O grande problema mora no espaço interno. Os 3,95m de comprimento (inferior que a Chevrolet Meriva, que possui 4,04m) não são suficientes para levar uma família grande. Com o banco da frente em uma posição intermediária, já fica difícil ter conforto nos assentos traseiros da minivan. Se a quantidade de passageiros for a lotação máxima, uma viagem longa será penosa e cansativa.

TECNOLOGIA DE SOBRA
Teto solar Skydome, freios com ABS, airbags, viva-voz com Bluetooth, sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular, computador de bordo, faróis de neblina, rádio CD com MP3, espelho retrovisor interno eletrocrômico e subwoofer compõem o pacote tecnológico oferecido pelo novo Idea.

O jornalista viajou a convite da Fiat


Preços

Attractive 1.4 8V ; R$ 43.590

Essence 1.6 16V mecânico ; R$ 45.610

Essence 1.6 16V dualogic ; R$ 47.720

Sporting 1.8 16V mecânico ; R$ 54.280

Sporting 1.6 16V dualogic ; R$ 56.390

Adventure 1.8 16V mecânico ; R$ 56.900

Adventure 1.8 16V dualogic ; R$ 59.010

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação