Economia

Brasil terminará 2010 com inflação sob controle e crescimento elevado, diz ministro

postado em 06/08/2010 15:58
A inflação no Brasil deverá fechar este ano com taxa entre 5% e 5,2%, segundo expectativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Essa projeção coloca a inflação próxima ao centro da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5%.

;Nós deveremos terminar o ano com a inflação sob controle e com um maior crescimento da história recente do país. Esse é que é o feito. Porque também não adianta você ter inflação baixa e não ter crescimento. O importante é você ter um crescimento relativamente elevado, de 6,5% a 7%, com uma inflação menor do que a taxa de crescimento;, disse o ministro, que participou hoje (6/8) de um evento na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.

Mantega também se disse satisfeito com o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA fechou o mês de julho com uma taxa de 0,01%.

;Fiquei satisfeito porque, mais uma vez, o IPCA veio próximo de zero. No mês passado, veio zero e desta vez veio 0,01%. Estava demonstrada a tese que nós defendemos desde o início do ano de que a inflação tinha subido por causa de um choque de oferta de alimentos e por causa das chuvas, que elevaram a inflação momentaneamente nos primeiros meses;, disse Mantega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação