Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 07/08/2010 07:00

Segundo os fabricantes, existe a suspeita de que partes do brinquedo, uma espécie de barraca com apetrechos para acampamento, se soltam com facilidade durante o uso, podendo ser ingeridas pelos pequenos. No Brasil, a constatação do provável defeito foi feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que identificou o chamado de recall nos Estados Unidos e no Canadá. A primeira providência do órgão foi confirmar que o produto já é comercializado no país, onde foi lançado recentemente.
Suspensão
Tanto o importador quanto o organismo responsável pela certificação da barraca foram chamados a dar explicações. A venda está suspensa até a conclusão do estudo que vai comprovar se há perigo para as crianças. Para facilitar a identificação do brinquedo pelo consumidor brasileiro, o Inmetro informou que o produto consiste em um conjunto de sete peças: um acampamento, com uma tenda cor-de-rosa e uma menina de blusa verde com uma máquina fotográfica pendurada no pescoço.
A embalagem traz impressa, na parte inferior acima do código de barras, a referência R6935. O Inmetro ainda não disse o que o consumidor que adquiriu o produto deve fazer para ser ressarcido. Os interessados em esclarecimentos adicionais deverão procurar a Ouvidoria do instituto (0800 285 1818).
Memória
Carrinho mutilador
No fim de 2009, a britânica Maclaren anunciou o recall em 1 milhão de carrinhos de bebês vendidos nos Estados Unidos e no Brasil. Na ocasião, a Brasbaby, responsável pela importação, foi orientada a tomar as mesmas medidas adotadas no mercado norte-americano. O problema ocorria quando o carrinho dobrava-se inesperadamente e colocava as crianças em risco. Nos EUA, 12 recém-nascidos tiveram seus dedos mutilados pela dobradiça do produto.
Pais puxam comércio
Rosana Hessel

O aumento vem ao encontro da expectativa do comércio, que espera, com o Dia dos Pais, uma retomada das vendas depois do leve declínio sofrido durante a Copa do Mundo. A data é a quinta melhor para o setor, ficando atrás do Natal, do Dia das Mães, do Dia dos Namorados e do Dia das Crianças.
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), por exemplo, prevê um crescimento de 10% nas vendas no varejo de shoppings em função do próximo domingo. ;O mercado brasileiro está aquecido em função da estabilidade da economia e o aumento do poder de compra do brasileiro;, comentou o diretor de relações institucionais da entidade, Luís Augusto Ildefonso da Silva. Segundo ele, o ritmo de inauguração de empreendimentos no país está muito mais acelerado e acima da média dos últimos três anos. ;Nossa previsão é inaugurar 99 shoppings até a primeira metade de 2012;, informa.
Preferência
De acordo com dados da associação compilados junto a mais de 60 varejistas de diferentes segmentos, o consumidor pretende gastar entre R$ 60 e R$ 100 com os presentes(1) para os pais. Entre os principais itens, como presentes, destacam-se bolsas, carteiras, calçados, malharia em geral, além de livros e DVDs. A pesquisa da FGV também aponta a mesma tendência de que, neste ano, os pais deverão ganhar menos eletroeletrônicos e mais roupas e acessórios. Segundo a sondagem, houve um aumento de 48,8% para 60,7% dos consumidores que pretendem comprar peças de vestuário, enquanto a proporção dos que pretendem comprar equipamentos caiu de 22,2% para 9,1%.
Outro dado que corrobora o clima de otimismo do comércio no Dia dos Pais é o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Ibope Inteligência. O indicador alcançou 116,8 pontos em julho, registrando uma elevação de 1,8 ponto na comparação com o mês anterior. O valor é o segundo maior da série histórica, inferior apenas ao de dezembro de 2009, quando alcançou 117,2 pontos.
;Esse crescimento reflete melhora na grande maioria dos índices que compõem o Inec em comparação com junho. Todos encontram-se acima de suas respectivas médias históricas, ou seja, os consumidores estão especialmente otimistas com relação à inflação e à própria renda, além de perceberem melhora em sua situação financeira;, disse relatório sobre divulgação do índice. De acordo com o documento, as expectativas de inflação, renda pessoal e situação financeira aumentaram, respectivamente, para 1,3%, 2,9% e 0,8% em julho.
Mimos mais baratos que os de 2008
A Sondagem de Expectativas do Consumidor da FGV é realizada com base em uma amostra de mais de dois mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta dos dados foi realizada entre 30 de junho e 19 de julho de 2010. A pesquisa da FGV registrou ainda que o preço médio do presente para o Dia dos Pais deste ano no Brasil foi de R$ 101,90 ; valor 3% acima da média registrada em 2009, mas 6,59% abaixo do patamar de 2008.
O número
R$ 60
Mínimo a ser gasto pelos que pretendem fazer um agrado no Dia dos Pais. Máximo pode chegar a R$ 100, segundo a Alshop
R$ 60
Mínimo a ser gasto pelos que pretendem fazer um agrado no Dia dos Pais. Máximo pode chegar a R$ 100, segundo a Alshop