Economia

Petróleo recupera-se em NY antes de reunião do Fed

postado em 09/08/2010 16:45
Os preços do petróleo recuperaram-se nesta segunda-feira em Nova York, depois da queda de sexta-feira, em um mercado que especula a eventual adoção de medidas para estimular a economia por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em setembro fechou em 81,48 dólares, ganhando 0,78 centavos em relação à sexta-feira, quanto tinha perdido 1,31 dólar.

"Aparentemente foi um movimento técnico", disse Tom Bentz, do BNP Paribas. "O mercado manteve-se em níveis chave na sexta-feira, quando caiu a 80 dólares. Os preços estiveram nesse patamar, que tinha sido superado na segunda-feira anterior (pela primeira vez em três meses) e a tendência se manteve" nesta segunda-feira.

Segundo o analista, os preços do WTI foram apoiados também pelos mercados de ações, que nesta segunda-feira subiram antes da reunião do Fed. "A primeira preocupação do mercado no início desta semana é a reunião" de terça-feira do banco central, explicou Phil Flynn, da PFG Best Research.

Os investidores esperam que o Comitê de Política Monetária lance novas medidas de apoio à economia, principalmente a compra de títulos no mercado.

Essas intervenções estariam destinadas a dar um segundo impulso à vacilante recuperação econômica, que na sexta-feira mostrou dados mensais decepcionantes do mercado de trabalho.

Outro efeito mais técnico das eventuais medidas seria sua pressão para baixo sobre o dólar, o que faria com que o petróleo - cotado em moeda americana - ficasse mais atraente para investidores munidos de outras moedas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação