Economia

Crescimento da Eurozona supera o americano no 2º trimestre

Agência France-Presse
postado em 13/08/2010 09:34
O crescimento dos 16 países que integram a Eurozona superou no segundo trimestre o dos Estados Unidos, com alta de 1%, o que representa uma forte aceleração na comparação com os três primeiros meses do ano, anunciou a agência europeia de estatísticas Eurostat.

O dado é superior às previsões dos analistas entrevistados pela agência Dow Jones Newswires, que apostavam em uma progressão do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,7%, contra 0,2% registrado no primeiro trimestre.

O crescimento da Eurozona superou assim o registrado entre abril e junho pelos Estados Unidos, país que teve uma alta de 0,6% do PIB.

Por trás da forte recuperação está, sobretudo, o desempenho da Alemanha, principal economia da zona euro, que no mesmo período registrou um crescimento de 2,2% do PIB, o maior desde a reunificação do país em 1990.

Comparado com o segundo trimestre de 2009, o PIB da zona euro avançou 1,7%.

Para o conjunto dos 27 países que integram a União Europeia (UE), o PIB também avançou 1% em relação ao trimestre anterior e 1,7% em ritmo anual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação