Economia

Funcionários da Gol decretam estado de greve

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 13/08/2010 19:59
Os passageiros da Gol ainda correm riscos. Não haverá paralisação agora, mas os funcionários da empresa aérea não desistiram de lutar por melhores condições de trabalho. Em assembléia realizada hoje (13/8) os aeronautas e os aeroviários ; pessoal de voo e de apoio em terra ; decretaram estado de greve como forma de pressionar a empresa nas negociações que estão em curso.

A reclamação recorrente foi em relação à escala de trabalho ; principal motivo da confusão nos aeroportos do país no fim do mês passado ;, além de salários defasados e assédio moral. Segundo explicações dos sindicatos, o estado de greve é uma espécie de ameaça que os funcionários fazem para pressionar a empresa. Na prática não altera o trabalho, pois não há paralisação.

Na pauta de reivindicação de pilotos, copilotos e comissários (aeronautas) está a exigência de cumprimento da regulamentação profissional, reajuste salarial e pagamento de plano de saúde e de previdência complementar. Durante a assembléia os comissários chegaram a propor uma "operação tartaruga" que, no entanto, não foi aprovada.

A pauta de reivindicações seria apresentada ainda hoje à empresa. Para tentar diminuir a diferença salarial entre pilotos, copilotos e comissários, a proposta é que seja repassado aos comissários e copilotos o mesmo percentual de reajuste concedido aos comandantes em 2007, quando eles passaram a ganhar mais por hora de voo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação