Economia

Roubini vê nova bolha nos Estados Unidos

postado em 14/08/2010 07:00

Os Estados Unidos e, consequentemente, a economia mundial não estão a salvos de uma nova onda da crise financeira. Se estiverem corretas as novas previsões do economista Nouriel Roubini, que ficou conhecido como Dr. Apocalipse ao prenunciar o estouro da bolha imobiliária norte-americana, a reforma bancária implementada pelo presidente Barack Obama, dos EUA, não será capaz de deter um novo mergulho global. Em entrevista à revista britância ;The Economist;, o profeta disse que a iniciativa dos norte-americanos foi ;tardia; e ;limitada;.

Segundo Roubini, as regras criadas por Obama ficaram aquém do que deveriam ser e são ;insuficientes; como um antídoto à nova crise. Os bancos norte-americanos foram obrigados a obedecer limites de tamanho e viram o alcance de suas operações ser reduzido. O economista pregou que os EUA deveriam desestimular a assunção de riscos altos demais pelos investidores e reduzir o espectro das negociações com derivativos (títulos lastreados em hipotecas) ; medida que o Congresso norte-americano não acatou.

Efeito TAM
No Brasil, puxada por valorizações das ações da Vale, Petrobras, TAM e Gol, a Bolsa de Valores de São Paulo (BM) fechou ontem com alta de 0,45%, aos 66.264,43 pontos. Mas o destaque foram as companhias aéreas, em especial, a TAM, que anunciou o fechamento de seu capital e a fusão com a LAN, do Chile. Os papéis TAM PN dispararam 27,64% depois do comunicado. O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, refletiu ainda uma redução das preocupações na Bolsa de Nova York, que reduziu perdas e fechou com queda de 0,16%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação