Economia

LATAM terá valor de mercado de aproximadamente US$ 14,5 bilhões

postado em 14/08/2010 19:47
Santiago - A LATAM Airlines Group S.A., companhia aérea nascida da fusão entre a TAM e a LAN, terá valor de mercado de aproximadamente 14,5 bilhões de dólares, e responderá por 6% do transporte aéreo mundial, estimaram diretores da empresa chilena neste sábado.

"Se o preço atual for estimado sem a sinergia, (o valor chega a) cerca de 11,5 bilhões de dólares (...). Agora, acreditamos que os 400 milhões de dólares anuais de sinergias que temos alcançam um valor de 3 bilhões adicionais", o que resulta em14,5 bilhões de dólares, disse Enrique Cueto, diretor executivo da LAN.

Cueto assumirá como o principal diretor da LATAM, enquanto Mauricio Rolim Amaro, atual vice-presidente da diretoria da TAM, será presidente da diretoria da LATAM.

O diretor da LAN deu entrevistas junto com o irmão e gerente geral da empresa, Ignacio Cueto, aos jornais El Mercurio e La Tercera, para as edições deste sábado. A dupla explicou que, em matéria de patrimônio acionário, a LATAM está entre o terceiro e o quarto lugar entre as companhias aéreas do mundo.

"Atualmente, contamos com mais de 230 aviões (LAN e TAM), e temos pedidos para mais 200 aeronaves. Estamos falando dos próximos cinco anos. Vamos duplicar (a empresa) em cinco anos, o que significa que estamos olhando para muito mais crescimento e oportunidades para as pessoas", destacou Enrique Cueto.

Segundo o diretor executivo da companhia chilena, a LATAM terá em sua folha de pagamento cerca de 40.000 funcionários. "Esta é uma associação na qual mais de dois terços dos benefícios serão alcançados por meio de melhorias ligadas à conectividade e a novos negócios", acrescentou.

Ainda de acordo com Enrique Cueto, a fusão era necessária para consolidar a liderança mundial.

"Se alguém quer sobreviver e estar entre os grandes, é preciso ter um certo tamanho. E se alguém quer ser uma das 10 melhores companhias aéreas do mundo, é preciso ser muito importante. Na América Latina, éramos muito importantes, mas nos faltava metade da América Latina", afirmou.

Ignacio Cueto, por sua vez, estimou que a nova empresa criada pela fusão será responsável por 6% do transporte aéreo mundial.

"Cerca de 6% da aviação do mundo está na América Latina. Nós tínhamos acesso a apenas 3%, porque os outros 3% ficam no Brasil. O que vamos fazer unindo a LAN com a TAM não poderia ser feito de maneira independente. Isso é o maior passo que já demos na história da companhia", declarou.

As duas companhias aéreas, que fecharam 2009 com 8 bilhões de dólares (6,2 bilhões de euros) em lucros, anunciaram na sexta-feira um acordo de fusão do qual sairá a maior empresa do setor na América Latina.

Uma vez confirmado o acordo - o que deve ocorrer dentro de dois ou três meses -, a LATAM atuará como uma sociedade matriz, coordenando as atividades de todas as empresas do grupo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação