postado em 18/08/2010 07:42
Santiago ; O homem escolhido para dirigir a companhia que resultará da fusão entre TAM e LAN, Enrique Cueto, ajudou a salvar a empresa aérea chilena à beira da falência na década dos anos 1990 graças à redução de custos. Começando como chefe de uma pequena transportadora de carga, Cueto, presidente-executivo da LAN desde 1994, é conhecido por conduzir uma operação azeitada que fez da LAN uma das companhias aéreas mais lucrativas da América Latina.Ele foi uma figura central na proposta de união com a TAM, cumprindo a meta de muitos anos de sua família de invadir o mercado brasileiro de forma agressiva e se tornar uma atuante global no setor aéreo. Se aprovado, o novo grupo Latam Airlines anunciado na sexta-feira será o líder da região e 11; do mundo em termos de passageiros transportados.
Os Cuetos são vistos como os principais articuladores na transação de US$ 2,7 bilhões envolvendo ações e espera-se que tenham grande influência sobre as decisões da nova empresa.
;Se quiséssemos jogar nas grandes ligas, tínhamos de nos tornar o líder absoluto na América Latina;, disse Cueto, 51 anos, em entrevista ao jornal chileno El Mercurio. ;Se você quiser sobreviver neste negócio, você tem que ter escala.;
O pai Juan, um espanhol que migrou para o Chile ainda criança durante a guerra civil de seu país, iniciou o seu império de negócios com uma pequena cafeteria na capital Santiago. A ascensão meteórica da família Cueto no negócio aéreo veio depois que ele comprou uma pequena transportadora de cargas com sede em Miami que preparou o terreno para a compra de uma participação na LAN, então em crise financeira, no início dos anos 1990.
A família controlava a LAN em parceria com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, que vendeu sua fatia de 26% na companhia aérea logo após assumir o cargo neste ano. O líder conservador mantém laços estreitos com os Cuetos, que aumentaram sua participação para 31,8%, agora valendo cerca de US$ 3 bilhões, quando Piñera vendeu sua posição na LAN.
Os Cuetos, que terão entre 24% e 25% da Latam Airlines, concordaram com os termos da parceria, que, pela legislação no Brasil, proíbe estrangeiros de possuírem mais de 20% do capital votante de uma companhia aérea nacional. Eles têm uma amizade com o acionista controlador da TAM (1), a família Amaro.
Eficiência
Enrique Cueto é visto como um estrategista que permanece calmo sob pressão, e que conseguiu reduzir custos para garantir eficiência à companhia aérea. Seu irmão Ignacio, presidente e diretor-geral da LAN, é conhecido por ser muito esclarecido sobre negócios comerciais.
;Os Cuetos estão obcecados com a redução dos custos, a chave para alcançar a eficiência;, disse Patricio Sepúlveda, que atuou como presidente-executivo da LAN, quando a empresa estava nas mãos do Estado, e que agora é vice-presidente regional para a International Air Transport Association (Iata). ;A gestão da LAN é única no mundo, uma questão para um estudo... Eles (os Cuetos) são muito racionais em suas decisões de negócio;, acrescentou.
A LAN é considerada uma das companhias aéreas mais lucrativas da América Latina, fazendo sua marca através de um negócio lucrativo de carga que a diferencia de muitas empresas internacionais.
1 - TAM vai à Defesa
Executivos da TAM estiveram ontem com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e com a presidente da Anac, Solange Vieira, para apresentar os detalhes da operação com a LAN anunciada na última sexta-feira. Por meio de uma nota, o ministro afirmou ter ouvido os esclarecimentos e ter tomado notas e que ;aguardará a elaboração dos documentos jurídicos, cujos efeitos vão depender da aprovação dos órgãos competentes;. De acordo com o presidente da TAM, Marco Bologna, o envio dos documentos para a Anac deve ocorrer em setembro.