postado em 21/08/2010 09:29
>> Mariana Mainenti>> Naiobe Quelem
>> Rosana Hessel
A TIM deixou, pela segunda noite seguida, os seus clientes no Distrito Federal sem conseguirem se comunicar pelo celular. Depois da falha técnica ocorrida na quarta-feira, o problema voltou a ocorrer no fim da tarde da quinta-feira, quando foi reparado só às 22h, segundo informou a própria operadora. Especialistas acreditam que a companhia, que oferece planos de utilização ilimitados, não está dando conta de atender toda a demanda. Para alguns usuários, o caladão nos serviços da empresa custou caro.
;Eu tinha que consultar processos pelo celular e não conseguia. Aí, não podia dar um retorno rápido para os meus clientes sobre o andamento dos casos e nem eles tinham como me contactar;, relatou, revoltado, o advogado Fábio Ciraulo, 35 anos, usuário dos serviços da TIM há dois anos. ;Com isso, questões que eu resolvo em 10 minutos, normalmente, levei duas, três horas para solucionar.; Ciraulo tem um plano ilimitado exatamente porque seus clientes o procuram a todo o momento para saber informações sobre os processos e o advogado precisa ser ágil nos retornos. Na percepção do usuário, mesmo nos dias em que não há falha técnica na rede da operadora, ele encontra dificuldades para utilizar o serviço de telefonia móvel de 3G (terceira geração) da empresa.
Sobrecarga
Diretor da consultoria Teleco, Huber Bernal Filho vê exatamente na dificuldade em atender a consequente demanda de tráfego dos planos ilimitados a causa dos problemas na rede da operadora. ;A TIM está fazendo um trabalho de redirecionamento das formas de tarifar para que os minutos falados pelos assinantes cresçam. Mas, ao fazer isso, ela precisa efetuar uma expansão na rede. Infelizmente, esses planos trazem a necessidade de que as melhorias aconteçam na mesma velocidade em que o tráfego á cresce;, explicou Bernal Filho. O mesmo problema de interrupção no serviço ocorrido no Distrito Federal foi registrado em São Paulo no primeiro semestre deste ano.
De acordo com um outro especialista em telecomunicações, ainda não é possível ter certeza de que a falha da TIM esteja diretamente relacionada com a capacidade de transmissão do sinal. ;No entanto, a rede está, sim, sendo altamente utilizada e está no limite;, afirmou.
Provocação
O presidente do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Walter Moura, disse ao Correio que pedirá esclarecimentos à empresa: ;Vou oficiar a TIM para que a operadora informe os motivos do problema e para que tal situação não se repita;. Segundo Moura, o objetivo é provocar a agência reguladora a fim de que os consumidores sejam ressarcidos. A Anatel informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está apurando os problemas na rede da operadora. A TIM disse que a interrupção no serviço foi decorrente de um problema em um equipamento e não um efeito colateral da expansão de sua rede. Todavia, não detalhou a origem da falha.
Direito à informação
A operadora tem o direito, de acordo com as regras, a interromper os serviços para reparo ou melhorias do sistema, desde que os motivos e as providências tomadas para o restabelecimento sejam comunicados aos clientes com antecedência mínima de cinco dias. A despeito dos problemas, a TIM vem aumentando sua participação no mercado. De janeiro a julho, elevou sua fatia em 0,40 ponto percentual, para 24,05%, enquanto a líder Vivo cresceu menos, apenas 0,13 ponto percentual, com 30,25% do total de 187 milhões de celulares. Os dados do mês passado colocaram o Brasil próximo da marca de um acesso por habitante. (MM, NQ e RH)