Economia

Petróleo cai em Londres e Nova Iorque pelo quarto dia consecutivo

Agência France-Presse
postado em 23/08/2010 17:56
Os preços do petróleo caíram pela quarta sessão consecutiva hoje (23/8) em Londres e Nova Iorque, em um mercado que continua ruim diante da desaceleração da recuperação econômica mundial.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro, novo contrato de referência, terminou em US$ 73,10, baixa de 72 centavos em relação à última sexta-feira.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 64 centavos, a US$ 73,62.

"É sempre o mesmo: temores sobre a economia e as perspectivas da demanda e um novo interesse pelo nível dos estoques" de petróleo nos Estados Unidos, muito abundantes, comentou John Kilduff, da Again Capital. "Parece que o mercado tem a sensação de que os preços devem continuar caindo. Não se percebe a recuperação que se esperava", completou. "Além disso, é um período calmo de verão, como consequência, os preços continuarão sob pressão. Não vejo nada que possa fazer os compradores voltarem ao mercado".

A cautela dos mercados financeiros foi acentuada nesta segunda-feira pelo anúncio de uma queda no índice composto dos gerentes de compras (PMI) da zona do euro, mostrando uma desaceleração da atividade econômica.

A semana anterior tinha sido marcada por uma série de indicadores decepcionantes nos Estados Unidos, principalmente o aumento das novas solicitações de seguro-desemprego ao nível mais alto desde novembro de 2009.

Nesse contexto de ansiedade, os operadores prestaram escassa atenção à formação de uma tempestade tropical, batizada de Danielle, no centro do oceano Atlântico.

"Sua trajetória evolui a partir do meio do Atlântico no caminho para as Bermudas, o que quer dizer que não terá consequências para a produção e as refinarias do Golfo" do México, explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação