Agência France-Presse
postado em 30/08/2010 18:21
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta segunda-feira (30/8) que a economia chilena crescerá "mais de 5%" em 2010, superando as estimativas iniciais, que projetavam uma alta de 4% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB)."No ano passado, a economia registrou contração de 1,5%. Este ano, vamos crescer mais de 5%", disse Piñera em discurso durante o Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enape), depois das novas cifras econômicas informadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). "A recuperação de nossa economia se fortalece e se projeta com muita força", disse Piñera.
O presidente completou que "no ano passado, 30 mil empregos foram destruídos, e este ano vamos criar mais de 250 mil", e que se no ano passado o investimento caiu mais de 15%, este ano vai crescer mais de 20%".
O INE informou nesta segunda-feira que a produção industrial no Chile subiu 3,3% em relação ao mesmo mês de 2009, enquanto a produção mineira cresceu 7,6% no mesmo período por conta de um aumento da extração de cobre e seu derivado, o molibdeno.
O Chile, com uma produção de em torno de 5,6 milhões de toneladas por ano, é o principal produtor mundial de cobre.