Economia

Wall Street fecha em baixa; pessimismo volta a prevalecer

Agência France-Presse
postado em 30/08/2010 18:33
A Bolsa de Nova Iorque fechou em baixa nesta segunda-feira (30/8), em um mercado com poucas operações, dominado pelo pessimismo sobre a conjuntura econômica dos Estados Unidos. O Dow Jones perdeu 1,39%, e o Nasdaq, 1,56%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average perdeu 140,92 pontos, a 10.009,73 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq caiu 33,66 pontos, a 2.119,97 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 perdeu 1,47% (15,67 pontos), a 1.048,92 pontos.

O volume de operações continua sendo extremamente reduzido e deverá continuar nesse nível com o fim de semana prolongado devido ao feriado da próxima segunda-feira nos Estados Unidos.

"Tivemos dados decepcionantes sobre a renda das famílias", disse Lindsey Piegza, do FTN Financial.

Apesar de os gastos com consumo terem subido mais que o previsto em julho nos Estados Unidos ( 0,4%), a renda dos lares subiu apenas 0,2%.

"Os gastos sobem mais rápido que a renda", disse Piegza. "Vemos os consumidores se beneficiando de promoções da volta das férias, mas o efeito durará pouco, porque sem uma melhora do mercado de trabalho ou crescimento da renda, a tendência não poderá ser mantida".

Esse indicador fez a prudência crescer - em um mercado já temeroso -, à espera de uma série de indicadores dos Estados Unidos esta semana, com o ponto alto no índice de emprego de agosto, que será publicado na próxima sexta-feira.

"É uma lástima, porque tínhamos bons catalizadores, como anúncios de fusões e aquisições, mas no momento nada consegue tirar a sonolência e principalmente a angústia dos investidores", que temem uma recaída da economia, comentou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York.

O mercado obrigatório subiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 2,545% contra 2,652% na noite de sexta-feira, e os títulos de 30 anos para 3,602% contra 3,698%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação