postado em 02/09/2010 09:21
San Francisco, Estados Unidos ; A Apple anunciou ontem uma nova linha de iPods, com designs redesenhados para cada modelo do tocador de música, na esperança de alavancar as vendas de fim de ano. ;É a maior onda de mudanças na história dos iPods;, disse o cofundador da Apple, Steve Jobs. O executivo afirmou que a companhia já vendeu 275 milhões de iPods.Embora a Apple domine o mercado de tocadores com o iPod, o crescimento nas vendas tem desacelerado nos últimos anos. Jobs passou a se focar mais no celular iPhone e, mais recentemente, no tablet iPad, que foi um sucesso instantâneo após o lançamento em abril. Agora, a companhia decidiu renovar sua linha de produtos para a temporada de vendas de Natal.
O novo iPod Shuffle, o mais compacto entre os modelos do tocador, agora conta com a possibilidade de criação de playlists e botões para controlar o volume, além de ser ainda menor que sua versão anterior. Segundo Jobs, o tocador tem capacidade para 15 horas de música e será vendido em cinco cores diferentes por US$ 49.
Já o modelo Nano passa a incluir rádio FM, com capacidade para 24 horas de música. O preço varia entre US$ 149 e US$ 179, conforme a capacidade de armazenamento. O iPod Touch, por sua vez, ganhou uma câmera frontal e é mais fino que o modelo anterior. O Touch custará entre US$ 229 e US$ 399 e chegará às prateleiras nos Estados Unidos na semana que vem.
Jobs afirmou ainda que lançará uma versão atualizada da loja virtual iTunes, com novo logotipo e uma função de rede social chamada Ping.
Televisão
O empresário também revelou uma estratégia agressiva para entrar no mercado de televisão on-line. Em apresentação a jornalistas e investidores, Jobs, apresentou a nova versão do Apple TV, aparelho parecido com um decodificador lançado originalmente em 2006, mas que nunca fez grande sucesso.
O novo aparelho tem um quarto do tamanho do modelo original e custará US$ 99. Através dele, os usuários poderão alugar seriados por US$ 0,99 ou filmes por US$ 4,99. A Apple também fechou um acordo com o site de streaming Netflix, que pode ser acessado através do aparelho.
Jobs já havia se referido ao Apple TV como apenas um hobby, mas o anúncio de ontem indica que a companhia está pronta para dar mais foco à convergência da Web com a televisão, um mercado que até agora tem sido difícil de domar. Diferentemente de outros modelos de negócios da Apple, o conteúdo do Apple TV pode apenas ser alugado, não comprado.