Economia

De olho nas classes C e D, operadoras vão bater à porta dos clientes

Empresas de telefonia ampliam as alternativas de venda, com pacotes e serviços exclusivos

Paula Takahashi
postado em 06/09/2010 08:44
Cada vez mais cobiçadas, as classes C e D estão mudando a estratégia de vendas das operadoras de telefonia móvel, fixa e banda larga. Para aumentar a participação entre esse público, além da famosa venda porta a porta ; que chega a representar mais de 30% dos serviços comercializados ;, as empresas estão recorrendo a eventos culturais (1)e à instalação de quiosques em rodoviárias, nos quais oferecem pacotes e serviços exclusivos.

Prestes a entrar no mercado de vendas de telefonia fixa e banda larga nas residências, a Intelig, que hoje pertence à TIM, já prospecta em todo o Brasil agentes de vendas que baterão à porta dos clientes para ofertar seus produtos. ;É um modelo simplificado que funciona. Atualmente, 30% das vendas de telefonia fixa no mercado são efetivadas por meio do modelo porta a porta. Identificamos que esses clientes têm familiaridade com o modelo, sentindo-se mais prestigiados e capazes de absorver informações com o vendedor;, diz o diretor de Vendas Consumer e Business da Intelig, Rivo Manhaes.

A Oi, uma das pioneiras na adoção do porta a porta como força de vendas, confirma que um terço de tudo o que é comprado na telefonia fixa vem da abordagem na residência do consumidor. ;Acreditamos na venda porta a porta como o principal canal ativo para as classes C e D. Em 2002, lançamos esse meio como uma alternativa para a primeira linha de telefone fixo, já que esse tipo de consumidor não poderia ser abordado pelo televendas. Hoje, temos cerca de 80 parceiros com aproximadamente dois mil vendedores;, afirma a diretora de Estruturação de Canais, Rejane Pamplona. A expectativa é de que o sucesso que começou na telefonia fixa chegue à internet banda larga. ;Agora, além do primeiro telefone fixo, o porta a porta começa a vender a primeira banda larga para as classes C e D;, completa.

A dona de casa Elzeli Maciel Conceição entrou na lista dos potenciais consumidores de uma linha de telefone fixa. Vendedor oferece vantagensPara não perder a onda, a Telefônica montou uma equipe de 500 vendedores para o porta a porta com o objetivo de alcançar entre 30% e 40% das vendas até janeiro do próximo ano. Além de clientes pré-pagos de celular, a operadora utiliza o método de venda dos serviços de banda larga, TV e telefonia fixa. A TIM também procura inovar com a montagem de estandes e a presença de promotores de venda de chips pré-pagos em terminais rodoviários. ;Buscamos nos aproximar dos pontos de locomoção dos clientes. A ação ocorre durante quatro dias da semana;, ressalta Fernando Mota, diretor da companhia.

O autônomo Antônio José dos Santos gostou da ideia e aproveitou a viagem para Juazeiro do Norte, no Ceará, para comprar seu chip. ;Achei mais cômodo comprar aqui (na rodoviária) e gostei das condições;, afirma. A dona de casa Elzeli Maciel Conceição se entusiasmou ao receber, em casa, a visita de um representante de uma operadora.

A Claro também monta equipes de vendas e vai para cidades de até 10 mil habitantes que não comportam a abertura de lojas. ;Ainda montamos canais de atendimento em bairros populares, feiras e eventos, onde quer que o consumidor esteja;, explica Ricardo Oliveira, diretor da empresa.


1 - Atendimento VIP
A partir do próximo domingo, a Vivo colocará na estrada o Cine Vivo, cinema itinerante que percorrerá várias cidades do interior que não possuem sala de cinema. ;Vamos para regiões carentes, montamos a estrutura do cinema e levamos ao público condições diferenciadas de planos. Quem comprar o aparelho ou linha naquela ação, terá uma área VIPpara assistir ao filme;, explica Carlos Cipriano, gerente da Vivo.

Expectativa com o iPhone

Homologado para venda no Brasil no último mês, o iPhone 4 ainda não tem data para chegar ao mercado nacional, mas as operadoras de telefonia já dão uma canja do que a nova geração de smartphones da Apple é capaz. A Vivo e a TIM iniciaram, no último fim de semana, a exposição do produto em diversas lojas espalhadas pelo país, com o intuito de seduzir a clientela, ávida por ver de perto o aparelho e conhecer suas funções.

Apesar de ainda não estar à venda, os interessados em comprar um exemplar da família Apple já podem se cadastrar em listas de esperada das empresas. A Claro já está efetuando o cadastro de interessados na aquisição do aparelho em seu site. A TIM também abriu uma lista de cadastro pela internet. Quem se inscrever, receberá notícias sobre o lançamento do aparelho, pontos de venda e as ofertas exclusivas da operadora.

Quanto ao tablet iPad, que também já foi homologado para venda no Brasil nas versões 3G e Wi Fi, não há nenhuma previsão de quando será lançado no Brasil e as operadoras ainda não revelam ações voltadas para a prancheta. As empresas, porém, já começam a vender o MicroSim Card exclusivo para o tablet. (PT)

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