Rosana Hessel
postado em 12/09/2010 10:04
Começa amanhã a corrida pelas ações da Petrobras do processo de aumento de capital marcado para dia 29 deste mês, quando a estatal fará a maior oferta pública da história. Conforme o cronograma divulgado pela empresa no último dia 3, os prazos para os pedidos de reserva de todos os interessados começam nesta segunda-feira e vencem de acordo com o perfil de cada um.A prioridade na fila, no entanto, é para quem tem ações da estatal ou as comprou até a última segunda-feira, 6 (data limite para que elas fossem registradas até dia 10 ; prazo estipulado para a primeira data de corte, ou seja, de inclusão dos acionistas na lista preferencial das reservas). Também terão preferência os cotistas dos Fundos Mútuos de Privatização (FMP) criados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) durante o primeiro processo de venda de ações estatal com a aceitação do FGTS , em 2000.
O prazo dessa primeira etapa termina nesta quinta-feira, 16. Funcionários da estatal poderão fazer reservas nos dias 13 e 14. Já os cotistas dos Fundos de Investimentos em Ações da Petrobras (FIA-Petrobras) também poderão fazer a reserva a partir do dia 13 até 22.
Quem participou da capitalização da Petrobras há 10 anos não se arrepende e não vê a hora de participar de novo. É o caso do advogado Walter Barbosa, 53 anos. Ele usou parte do seu FGTS em 2000 e resgatou o fundo em menos de um ano e meio, com um ganho de 74%. Com um lote de 5 mil ações da companhia, o advogado diz que vai exercer o direito de adquirir os cerca de 30% do valor que possui e também fará reserva na corretora para comprar ainda mais ações no varejo.
;Não quero perder a oportunidade dessa capitalização histórica;, diz Walter, que confessa ser um viciado em apostas no mercado de ações. ;Sempre que tenho um tempo livre, eu desço na corretora para investir na bolsa;, diz o advogado que tem um escritório no mesmo prédio da instituição da qual é cliente. Ele vai lá diariamente ver o andamento dos investimentos.
Decisão individual
O superintendente nacional do FGTS, José Maria Leão, alerta para que não se vá com muita sede ao pote, pois o que aconteceu no passado pode não se repetir. ;Qualquer operação no mercado financeiro está sujeita a riscos e quem aposta na bolsa ou em fundos de ações tem que estar preparado para ganhar, mas também para perder. Aplicar ou não aplicar é uma decisão individual;, afirma o executivo da Caixa Econômica Federal.
Aqueles que não estão na lista prioritária da oferta pública da Petrobras mas querem participar dessa megaoperação também devem procurar uma corretora autorizada pela BM para fazer suas reservas a partir desta segunda-feira. A Bolsa informa que divulgará amanhã, juntamente com a republicação do aviso ao mercado da estatal, a lista das corretoras que estão aptas a prestar esse serviço.
Para fazer o cadastro, o investidor precisa levar documentos pessoais e comprovante de residência. Também deve preencher o formulário de reserva e investir, no mínimo, R$ 1 mil. Mas a confirmação da quantia reservada só será feita após os primeiros da fila realizarem as opções.
O que sobrar é que será rateado com os demais. Pelo tamanho da operação, a expectativa é que o volume que será destinado ao varejo seja bem grande, informa o assessor de investimento da TOV Corretora, Breno Carlos Sá de Souza. ;Há uma procura grande de investidores atrás de informações sobre como fazer a reserva. Acho que na próxima semana já teremos os passos do processo mais detalhado;, diz ele.