Economia

Avanço da economia aumenta procura por derivados de petróleo da Petrobras

postado em 13/09/2010 17:50
Rio de Janeiro - O avanço da economia tem puxado o crescimento da demanda por derivados da Petrobras, que subiu 12% no primeiro semestre de 2010. A informação foi dada nesta segunda-feira (13/9) pelo diretor de Refino e Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, durante a Feira Internacional de Petróleo e Gás, no Rio.

Três fatores, segundo o diretor, são os principais responsáveis pelo aumento da demanda: o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país -, que elevou a demanda por diesel, o crescimento do transporte aéreo, que puxou a procura por querosene de aviação (QAV) e a opção pelo etanol. ;Isso está elevando o crescimento, muito grande, desses três produtos;, afirmou Costa.

A demanda por derivados teve queda de 1,2% em 2009, depois de um crescimento entre 3% e 4% nos últimos anos, informou. Para 2010, a previsão é que o percentual de 12% se mantenha. ;O mercado está extraordinário. Dá para ver a pujança da venda de derivados;, comemorou.

O diretor também fez previsões sobre a venda de asfalto. A expectativa da estatal é vender mais de três milhões de toneladas este ano, o que obriga a companhia a importar parte da matéria-prima. A maior parte do produto é usada na construção de novas estradas, principalmente no Nordeste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação