Economia

Primeira licitação do pré-sal deve ocorrer no primeiro semestre de 2011

postado em 13/09/2010 17:56
Rio de Janeiro - A primeira licitação do pré-sal deve ocorrer no primeiro semestre de 2011, assim como a 11; rodada de licitação de áreas fora do pré-sal. A informação foi dada pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas Energia (MME), Marco Antônio Almeida, ao participar nesta segunda-feira (13/9) da Feira Internacional do Petróleo e Gás, na capital fluminense.

No pré-sal, deve ser licitado o Campo de Libra, na Bacia de Santos, com reservas estimadas em oito bilhões de barris de óleo. Ainda não foi feita a perfuração do local, mas, se as expectativas se confirmarem, o campo poderá superar o de Tupi, com reservas estimadas entre cinco bilhões e oito bilhões de barris, e se tornar a maior reserva descoberta nos últimos 20 anos.

;Talvez não seja a única (área licitada do pré-sal), mas, provavelmente, deve estar dentro (da primeira licitação);, disse o secretário. A licitação será feita sob o novo regime de partilha, como propõe o marco regulatório do pré-sal ainda em discussão no Senado Federal, mas que deve ser aprovado após as eleições, de acordo com a expectativa do setor.

A 11; rodada de licitação para exploração de petróleo e gás fora do pré-sal, poderá ter áreas licitadas em regime de concessão. A 11; rodada foi interrompida por causa da discussão em torno do marco regulatório e deve ser retomada no primeiro semestre de 2011.

;A nossa previsão é que, tão logo o projeto de partilha seja aprovado (pelo Congresso), a gente solte os editais. As datas dessas rodadas dependem da aprovação do projeto;, afirmou Almeida.

Na feira, o secretário também informou que está sendo preparado com o Ministério de Meio Ambiente um plano nacional de contingência para o caso de acidentes de grandes proporções envolvendo instalações de extração e transporte de petróleo no Brasil. O Ministério de Minas Energia pretende estudar os relatórios sobre o vazamento de óleo no Golfo do México para avaliar a necessidade de medidas complementares de segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação