postado em 14/09/2010 19:34
Rio de Janeiro - A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, divulga em 16 de setembro o resultado das propostas selecionadas na primeira parte do edital para projetos de desenvolvimento tecnológico voltados para o pré-sal, no valor de R$ 100 milhões. O edital é destinado à cooperação entre empresas da cadeia de petróleo e gás natural e instituições científicas e tecnológicas e objetiva atender a cadeia de fornecedores.;Essa não foi uma ação direta do Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural (CT-Petro);, esclareceu nesta terça-feira (14/9) a secretária técnica do fundo, Simone Paiva. Grande parte dos recursos é proveniente do Fundo de Ação Transversal, que também recebe recursos da área de petróleo, acrescentou.
Simone disse que a chamada recebeu propostas de cerca de 260 empresas da cadeia. ;Numa segunda etapa, as instituições de pesquisa vão detalhar os projetos para atender às demandas indicadas pelas empresas. São essas instituições que vão receber os recursos;.
Os projetos devem estar voltados a seis segmentos, priorizados em estudo feito pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp).
Outra chamada, lançada pela Finep em julho passado, também voltado ao pré-sal, encerra inscrições no dia 17 deste mês. O edital se destina a instituições de pesquisa e visa o provimento de infraestrutura laboratorial para futura prestação de serviço para as empresas do setor. O valor é de R$ 30 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo de Ação Transversal.