Economia

Moody's e Fitch sobem nota de novo fundo anti-crise da UE

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 10:55
Bruxelas - As agências de classificação financeira Moody;s e Fitch atribuíram nesta segunda-feira (20/9) a nota AAA, a mais alta das escalas, às emissões de dívida que poderão ser disponibilizadas pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEES), criado para ajudar os países em crise da Eurozona.

O triplo A usado para qualificar as emissões a longo prazo se "baseia nos elementos contratuais do FEES, que incluem a garantia irrevogável e incondicional dos Estados participantes" - ou seja, o compromisso dos países da Eurozona de contribuir para este fundo, segundo a Moody;s.

Em maio, os 16 países da zona do euro aprovaram, em plena crise da dívida soberana da Europa, um plano de resgate para os membros mais endividados do bloco, que consistia em criar uma sociedade com período de vida de três anos para tomar empréstimos nos mercados em caso de necessidade.

Se ativado, esse fundo se abastecerá nos mercados com a garantia de que os Estados da eurozona o financiarão, proporcionalmente à participação de cada um no capital do Banco Central Europeu (BCE). Estas garantias podem chegar ao valor de 440 bilhões de euros.

O dinheiro será utilizado para a compra de títulos da dívida de um Estado em dificuldades financeiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação