Economia

Recessão nos EUA chegou ao fim em junho de 2009

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 14:31
Washington - A última recessão nos Estados Unidos terminou em junho de 2009, depois de 18 meses, anunciou nesta segunda-feira (20/9) um comitê de economistas responsável pelo tema dentro da Comissão Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês).

Em uma reunião realizada por teleconferência no domingo, "o comitê determinou que foi registrado o menor nível na atividade econômica nos Estados Unidos em junho de 2009", anunciou a NBER em um comunicado.

"O menor ponto marca o fim da recessão que começou em dezembro de 2007 e o início da expansão. A recessão durou 18 meses, o que faz desta a mais longa desde a Segunda Guerra Mundial", completa o documento.

O comitê que registra os ciclos de atividade da NBER, um organismo privado que reúne grandes economistas do país, determina essa data em meses, levando em consideração não apenas o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), mas também da renda, emprego, produção e vendas no varejo e no atacado.

A data serve geralmente de referência ao conjunto dos economistas e aos organismos públicos.

O PIB dos Estados Unidos voltou a crescer no terceiro trimestre de 2009, depois de quatro trimestres consecutivos de baixa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação