Economia

Wall Street sobe e fecha em seu nível mais alto em 4 meses

Agência France-Presse
postado em 20/09/2010 18:21
A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta segunda-feira (20/9), alcançando seu nível mais alto em quatro meses, em um mercado animado por vários anúncios de fusões e aquisições e um certo otimismo sobre o setor imobiliário. O Dow Jones subiu 1,37% e o Nasdaq, 1,74%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average avançou 145,77 pontos, a 10.753,62 pontos, seu nível mais alto desde 13 de maio, e a bolsa eletrônica Nasdaq subiu 40,22 pontos, a 2.355,83 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu, por sua vez, 1,52% (17,12 pontos), a 1.142,71 pontos.

"Parte do que aconteceu é de natureza técnica", disse Craig Peckham, da Jefferies, caracterizando "um movimento bastante tranquilo de mais de 1%".

"Todos os olhares estavam sobre a barreira dos 1.130 pontos para o S 500. Uma vez que esse nível foi superado e os ganhos foram mantidos, isso deu um pouco de confiança aos operadores", completou o analista, depois de o mercado finalmente ter saído da banda que operava há quatro meses.

O mercado foi sustentado pelo setor imobiliário, apesar de o indicador sobre a confiança das construtoras ter se mantido em um nível muito fraco. Os resultados superiores às previsões da construtora Lennar foram muito bem recebidos.

O mercado também esteve animado por "um número impressionante de fusões e aquisições", destacou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York.

"O mercado espera que as companhias utilizem finalmente sua liquidez e de forma generosa", completou o analista, dado que parecem dispostas a pagar preços "importantes", como mostra a compra da empresa Netezza por parte do grupo de informática IBM anunciada na segunda-feira.

Os investidores preparam-se também para a reunião de política monetária do Federal Reserve na terça-feira, quando as expectativas sobre eventuais medidas adicionais de flexibilização quantitativa parecem diminuir em vista dos últimos indicadores econômicos publicados, mais alentadores que os do verão no Hemisfério Norte.

O mercado obrigatório subiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 2,706% contra 2,746% na noite de sexta-feira e os títulos de 30 anos foram para 3,866% contra 3,911%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto a seus preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação