Economia

Zapatero diz que crise da dívida já terminou na Europa

Agência France-Presse
postado em 22/09/2010 09:51
Madri - O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, considera que a crise da dívida na Espanha e na Europa já terminou, afirmação publicada nesta quarta-feira (22/9) pelo The Wall Street Journal.

"Creio que a crise da dívida que afetava a Espanha e a zona do euro de maneira geral passou", declarou o chefe do executivo espanhol, em entrevista ao diário financeiro.

Para Zapatero, uma das conclusões que devem ser tiradas das turbulências que abalaram os mercados europeus nesses últimos meses é que a União Europeia (UE) "precisa de mais convergência para recuperar a competitividade, e de princípios mais fortes para concretizar políticas econômicas e fiscais equilibradas".

Zapatero defendeu o programa de austeridade e as reformas empreendidas pelo governo, lembrando que um dos objetivos é reduzir os gastos dos ministérios entre 15% e 16% até o ano que vem.

A situação econômica da Espanha foi motivo de grande preocupação nos mercados no primeiro semestre de 2010, levando a um aumento dos juros pagos pelas obrigações do Estado espanhol.

Desde então, porém, a confiança parece ter sido restabelecida, e os bancos voltaram a conceder empréstimos no mercado interbancário, ao mesmo tempo em que as emissões de obrigações da Espanha voltaram a ter boa procura nessas últimas semanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação