Economia

UE aprova plano para reforçar vigilância do setor financeiro

Agência France-Presse
postado em 22/09/2010 09:56
Estrasburgo - A Eurocâmara aprovou nesta quarta-feira (22/9) um projeto emblemático para reforçar a supervisão financeira, que prevê especialmente a criação de três agências supranacionais que vigiarão os bancos, em uma votação que encerrou mais de um ano e meio de negociações.

Reunidos em sessão plenária em Estrasburgo, os eurodeputados aprovaram o projeto que pretende aproveitar as lições da última crise financeira mundial e evitar novas falências dos bancos.

A reforma, que segue os passos de uma iniciativa similar adotada nos Estados Unidos, entrará em vigor no dia 1; janeiro e prevê, em particular, a criação de três novas agências europeias responsáveis por vigiar os bancos, as seguradoras e os mercados.

Os organismos controlarão o setor financeiro nos países da União Europeia (UE) e poderão proibir, em determinados casos, os produtos financeiros considerados muito perigosos. Até o momento, apenas as entidades nacionais gozavam destas prerrogativas.

A reforma prevê ainda a criação de um Comitê Europeu de Risco Sistêmico para alertar as autoridades nacionais quando detectar problemas importantes para a estabilidade financeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação