Economia

Mantega diz que governo não impede valorização do dólar e sim excessos

postado em 22/09/2010 14:43
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, rebateu críticas sobre a cautela do governo em adotar medidas para limitar a desvalorização excessiva do dólar. ;Não vamos dar tiro de canhão em formiga ou coisa parecida. Falo e faço. Agora, eu faço com prudência, e quando é necessário fazer;, disse. O ministro destacou que em matéria de câmbio não pode haver precipitação, e as medidas devem ser adotadas com prudência, pois trata-se de um mercado sensível.

Segundo ele, o governo não pode ser precipitado e deve olhar os movimentos no mercado financeiro para evitar exageros. ;Não é que a gente impeça a valorização. A gente impede excessos de valorização.;

Mantega explicou que, em alguns momentos, o mercado leva à valorização da moeda por razões concretas. Isso porque atualmente há muita entrada de dólar no Brasil atraída pela solidificação da economia, com a consequente valorização do real e a queda moeda norte-americana. Mas o problema, segundo o ministro, não é só local.

;O dólar americano está mais fraco porque a economia americana está mais fraca. Então, a gente não pode evitar os movimentos naturais e estruturais. Eu não posso dizer: nós vamos impedir a valorização do real. Uma certa valorização é natural.;, explicou.

Mantega lembrou que o valor do dólar é flutuante, mas que, às vezes, o mercado quer tirar proveito de uma situação com movimentos especulativos. Ele descartou, no entanto, que seja essa a atual situação, mas admitiu que é preciso ficar atento, porque existe a operação de capitalização da Petrobras, que envolve grandes valores, incluindo capital externo.

;É um momento em que temos que ficar mais alertas para impedir que haja excessos. Acredito, porque nós temos a capitalização da Petrobras;. Outro fator que tem atraído dólares, de acordo com o ministro, é o ;apetite; de empresas brasileiras, que estão aproveitando a baixa taxa de juros no mercado internacional para tomar dinheiro emprestado. Mantega acredita que a capitalização da Petrobras possa melhorar a situação do câmbio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação